PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DA INCLUSÃO DO TEMA TRANSVERSAL PLURARIDADE CULTURAL: ANÁLISE DE PROJETOSNA ESCOLA ESTADUAL DR. FERNANDO ABBOTT – SÃO GABRIEL/RS

Angela Alessio Longhi, Jefferson Marçal da Rocha

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613086184

Este artigo refere-se ao estudo de projetos extracurriculares desenvolvidos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott, do município de São Gabriel-RS, que tiveram a intenção de incorporar os temas transversais, em especial, a Pluralidade Cultural em seu currículo. Foram avaliados os projetos disponíveis na supervisão escolar, realizadas entrevistas com professores e direção da Escola, onde se constatou que a maioria dos projetos propostos contemplou os Temas Transversais, sendo que a Pluralidade Cultural esteve evidenciada mais especificamente na realização do “Projeto Consciência Negra”. Estepropiciou de maneira interdisciplinar, um resgate histórico eculturalque valorizou as diversidades étnicas. Nesta investigação,percebeu-se o quanto a abordagem deste tema oferece um campo extremamente diversificado e importante, que deve ser inserido no processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada e permanente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613086184

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