A educação ambiental no serviço militar obrigatório: uma abordagem prática
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820647Palavras-chave:
Exército, Educação, Sociedade, SustentabilidadeResumo
O presente artigo tem como temática principal o ensino da Educação Ambiental no âmbito das Forças Armadas, em especial no Exército Brasileiro. A Unidade em que foi desenvolvido este trabalho localiza-se no município de São Gabriel/RS. Este tema é de extrema importância na formação dos jovens, especialmente os recrutas que muitas vezes buscam no serviço militar sua profissão ou a continuidade de sua preparação para o mercado de trabalho. O objetivo compreender como a temática ambiental é tratada no âmbito das Forças Armadas e a partir daí desenvolver atividades com os recrutas da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizado. O artigo faz um estudo das origens do Serviço Militar Obrigatório e analisa o papel do Exército enquanto instituição formadora de cidadãos. Usou-se como metodologia um referencial teórico sobre os temas pertinentes e aplicou-se um questionário com a finalidade de conhecer o grau de escolaridade, as condições sócio-econômicas e o nível de conhecimentos dos jovens quanto aos temas referentes à questão ambiental contemporânea. Após a análise destes questionários, foram ministradas oficinas com a finalidade de auxiliar, os recrutas na compreensão da importância de se adotar novas posturas em relação à questão ambiental. Os resultados indicam que a prática constante de medidas de conscientização e incentivo quanto à consciência da preservação do meio ambiente, podem mudar hábitos de consumo, perspectivas éticas e estabelecer uma consciência planetária, promovendo assim uma mudança de atitudes frente aos problemas enfrentados pela sociedade atual.
Downloads
Referências
ALENCASTRO, Mário Sérgio. Hans Jonas e a proposta de uma ética para a civilização tecnológica. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 19, p. 13-27, jan./jun. 2009. Editora UFPR.
ANDRADE JÚNIOR, Hermes de. Limites e desafios aos militares brasileiros em relação à questão ambiental. Tese (Doutorado)-Fundação Oswaldo Cruz.
BECK, Ulrich. Risk society. London: Sage Publications, 1992.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: O que é – O que não é. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2012.
BRASIL. Exército. Portaria nº 1138, de 22 Nov. 10. Aprova a Política de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro, Brasília, 2010.
BRASIL. Exército. Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (RISG). Brasília, 2003.
BRASIL. Lei 6.938/81. Política Nacional de Meio Ambiente.
BRASIL. Constituição (1824). Constituição do Império do Brasil: promulgada em março de 1824.
COSTA. Ronaldo Gonçalves de Andrade. Educação Ambiental Institucionalizada no Exército Brasileiro: (de) Limitações Epistemológicas das Práticas em Curso. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental/FURG. Rio Grande, v. 20, p. 171-179, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo – SP: Editora Ática, 2000.
ENCARNAÇÃO FILHO, Orlando Pessanha da. Processo de Recrutamento para o Serviço Militar: Uma Abordagem Sistêmica para a Excelência no Sistema De Gestão. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão)- Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2003.
FOLHA MILITAR. Alistamento Militar já está com prazo aberto. Disponível em:http://folhamilitar.com.br/2015/03/alistamento-militar-ja-esta-com-o-prazo-aberto. Acesso em 04 abr. 2015.
FRANCISCO, Papa. Encíclica Laudato Si. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 17 ago. 2015.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.
REVISTA VEJA ON LINE. Serviço Militar Obrigatório. Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/servico-militar/servico-militar-obrigatorio-alistamento-exercito-dispensa.shtml. Acesso em: 12 abr. 2015.
ROCHA, Jefferson Marçal. Sustentabilidade em questão: Economia, sociedade e meio ambiente. Jundiaí-SP: Paco editorial, 2011.
VIEIRA, Licielo Romero. Eficiência Ambiental e Melhoria Econômica a partir da Gestão Ambiental em Órgãos Públicos: O caso da 13ª Companhia De Comunicações Mecanizada em São Gabriel-RS. 2014. Monografia (Graduação em Gestão Ambiental)-Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.