A educação ambiental no serviço militar obrigatório: uma abordagem prática

Autores

  • Ivonir Gonçalves Leher Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Jefferson Marçal da Rocha Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820647

Palavras-chave:

Exército, Educação, Sociedade, Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo tem como temática principal o ensino da Educação Ambiental no âmbito das Forças Armadas, em especial no Exército Brasileiro.  A Unidade em que foi desenvolvido este trabalho localiza-se no município de São Gabriel/RS. Este tema é de extrema importância na formação dos jovens, especialmente os recrutas que muitas vezes buscam no serviço militar sua profissão ou a continuidade de sua preparação para o mercado de trabalho. O objetivo compreender como a temática ambiental é tratada no âmbito das Forças Armadas e a partir daí desenvolver atividades com os recrutas da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizado. O artigo faz um estudo das origens do Serviço Militar Obrigatório e analisa o papel do Exército enquanto instituição formadora de cidadãos. Usou-se como metodologia um referencial teórico sobre os temas pertinentes e aplicou-se um questionário com a finalidade de conhecer o grau de escolaridade, as condições sócio-econômicas e o nível de conhecimentos dos jovens quanto aos temas referentes à questão ambiental contemporânea. Após a análise destes questionários, foram ministradas oficinas com a finalidade de auxiliar, os recrutas na compreensão da importância de se adotar novas posturas em relação à questão ambiental. Os resultados indicam que a prática constante de medidas de conscientização e incentivo quanto à consciência da preservação do meio ambiente, podem mudar hábitos de consumo, perspectivas éticas e estabelecer uma consciência planetária, promovendo assim uma mudança de atitudes frente aos problemas enfrentados pela sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonir Gonçalves Leher, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Graduado em Filosofia pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina e Especialista em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade pela UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa.

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Alegrete, mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná - Bolsa Capes (2004) e Pós-doutorado em Gestão Ambiental pela UNEX - Universidade de Extremadura- ESPANHA e em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor Associado da Universidade Federal do Pampa.

Referências

ALENCASTRO, Mário Sérgio. Hans Jonas e a proposta de uma ética para a civilização tecnológica. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 19, p. 13-27, jan./jun. 2009. Editora UFPR.

ANDRADE JÚNIOR, Hermes de. Limites e desafios aos militares brasileiros em relação à questão ambiental. Tese (Doutorado)-Fundação Oswaldo Cruz.

BECK, Ulrich. Risk society. London: Sage Publications, 1992.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: O que é – O que não é. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2012.

BRASIL. Exército. Portaria nº 1138, de 22 Nov. 10. Aprova a Política de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro, Brasília, 2010.

BRASIL. Exército. Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (RISG). Brasília, 2003.

BRASIL. Lei 6.938/81. Política Nacional de Meio Ambiente.

BRASIL. Constituição (1824). Constituição do Império do Brasil: promulgada em março de 1824.

COSTA. Ronaldo Gonçalves de Andrade. Educação Ambiental Institucionalizada no Exército Brasileiro: (de) Limitações Epistemológicas das Práticas em Curso. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental/FURG. Rio Grande, v. 20, p. 171-179, 2008.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo – SP: Editora Ática, 2000.

ENCARNAÇÃO FILHO, Orlando Pessanha da. Processo de Recrutamento para o Serviço Militar: Uma Abordagem Sistêmica para a Excelência no Sistema De Gestão. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão)- Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2003.

FOLHA MILITAR. Alistamento Militar já está com prazo aberto. Disponível em:http://folhamilitar.com.br/2015/03/alistamento-militar-ja-esta-com-o-prazo-aberto. Acesso em 04 abr. 2015.

FRANCISCO, Papa. Encíclica Laudato Si. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 17 ago. 2015.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

REVISTA VEJA ON LINE. Serviço Militar Obrigatório. Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/servico-militar/servico-militar-obrigatorio-alistamento-exercito-dispensa.shtml. Acesso em: 12 abr. 2015.

ROCHA, Jefferson Marçal. Sustentabilidade em questão: Economia, sociedade e meio ambiente. Jundiaí-SP: Paco editorial, 2011.

VIEIRA, Licielo Romero. Eficiência Ambiental e Melhoria Econômica a partir da Gestão Ambiental em Órgãos Públicos: O caso da 13ª Companhia De Comunicações Mecanizada em São Gabriel-RS. 2014. Monografia (Graduação em Gestão Ambiental)-Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Leher, I. G., & Rocha, J. M. da. (2015). A educação ambiental no serviço militar obrigatório: uma abordagem prática. Revista Monografias Ambientais, 14, 92–106. https://doi.org/10.5902/2236130820647

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)