Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS

Autores

  • Angela Alessio Longhi Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Jefferson Marçal da Rocha Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086184

Palavras-chave:

Projetos de Ensino, Temas Transversais, Pluralidade Cultural

Resumo

Este artigo refere-se ao estudo de projetos extracurriculares desenvolvidos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott, do município de São Gabriel-RS, que tiveram a intenção de incorporar os temas transversais, em especial, a Pluralidade Cultural em seu currículo. Foram avaliados os projetos disponíveis na supervisão escolar, realizadas entrevistas com professores e direção da Escola, onde se constatou que a maioria dos projetos propostos contemplou os Temas Transversais, sendo que a Pluralidade Cultural esteve evidenciada mais especificamente na realização do “Projeto Consciência Negra”. Estepropiciou de maneira interdisciplinar, um resgate histórico eculturalque valorizou as diversidades étnicas. Nesta investigação,percebeu-se o quanto a abordagem deste tema oferece um campo extremamente diversificado e importante, que deve ser inserido no processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada e permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, Michael W. Educação e poder. Tradução de Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ARAUJO, Márcia Baiersdorf. Experiência de leitura e escrita no computador: a recepção ao software Luz das Letras por adultos em processo de alfabetização. 2000.127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares nacionais/Ministério de Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3. ed. Vol. 01 - Brasília: A Secretaria, 2001.

_______.Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.

CANDAU, Vera Maria; LEITE, Miriam Soares. A didática na perspectiva múlti/intercultural em ação: construindo uma proposta. Caderno de Pesquisa.São Paulo, v. 37, n.132, p. 731-758, set/dez. 2007.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1998.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional.São Paulo, Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

____________. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

____________.À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’água, 2003.

____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1997.

____________.Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MARTINS, Maria Anita Vivian. O professor como agente político. 4.ed.São Paulo: Loyola, 1995.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000.

NÓVOA, Antônio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 25, n. I, p. 11-20, jan/jun. 1999.

ROCHA, J.M. Sustentabilidade em questão: Economia, sociedade e meio ambiente. Jundia-SP: Paco editorial, 2011.

SARTORI, Jerônimo; WESCHENFELDER, Lorita Maria (Org.). Práticas pedagógicas: vivências e reflexões.Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007.

Downloads

Publicado

2012-08-07

Como Citar

Longhi, A. A., & Rocha, J. M. da. (2012). Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1743–1758. https://doi.org/10.5902/223613086184

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)