A língua espanhola como ferramenta para prática da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613082296Palavras-chave:
Língua espanhola, Educação ambiental, InterdisciplinaridadeResumo
O ensino da língua espanhola pode ser pensado como uma possível ferramenta interdisciplinar para efetivação de uma constante em educação ambiental. Considerando que a língua espanhola é uma das línguas mais faladas na atualidade e que a sua utilização permite, tanto novas formas de aprendizado, quanto a promoção de uma educação menos fragmentada, o presente trabalho busca, à luz da língua espanhola como meio ou vetor, uma sensibilização das questões ambientais na realidade escolar. O presente trabalho foi desenvolvido realizando-se um levantamento bibliográfico reflexivo, onde foi considerada a relevância da linguagem como mediadora da comunicação humana. Além disso, alunos de 6ª e 8ª séries do Instituto Estadual de Educação Tiarajú do município de São Sepé – RS trabalharam um material didático em espanhol envolvendo a identidade terrena do aluno sob a perspectiva do meio ambiente e sua preservação. Portanto, procurou-se aguçar a reflexão dos educandos sobre os problemas ambientais que observam em suas vidas e quais possíveis ações que deveriam ser praticadas no processo de amenização do impacto que o ser humano causa ao meio ambiente. O trabalho mostrou que o ensino da educação ambiental precisa ser recorrente a uma prática/rotina educativa, ou seja, deve ser incorporada como uma ação cotidiana, além de sinalizar que a língua espanhola pode contribuir para isso, discutindo e refletindo as atitudes e valores ambientais da sociedade. Assim, pode-se observar que os alunos reconhecem a influência humana sobre o meio ambiente, no entanto carecem de ações que facilitem o processo, tanto de internalização, quanto de prática propriamente dita da educação ambiental.
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