Educação ambiental em escolas: sensibilizando o professor de pequenos municípios
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613082778Palavras-chave:
Ambiente, Cidadania, EscolaResumo
A Educação Ambiental deve ser encarada como de extrema relevância na formação dos alunos e á única com um cantinho exclusivo na Constituição em vigor, considerando os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e éticos, além do ecológico, preparando e desenvolvendo o educando para a melhor qualidade de vida e seu pleno exercício de cidadania. Esta monografia tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca do conceito, finalidade e funções da educação ambiental à luz de uma prática que consiga fomentar a formação da cidadania dos educandos, bem como apresentar os resultados de uma entrevista, de caráter qualitativo, realizada com professores da cidade de Cacequi, RS, de modo se identificar suas experiências em educação ambiental, bem como trazer a tona as inquietações que impossibilitam uma prática totalmente eficiente da mesma. Observa-se no findar desta pesquisa que questões como falta de formação, discussão, leitura, de regulamentações político-pedagógicas são alguns dos inúmeros fatores que impossibilitam que a educação ambiental ainda sirva como um alicerce e prática de cidadania.
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