MICHEL DE MONTAIGNE E AS DIRETRIZES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA

Autores

  • Joao Batista Andrade Filho Escola Municipal de Ensino Fundamental professora Adelia Brasil Feijo, Forataleza, Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065737966

Palavras-chave:

Educação, Autonomia, Ensino de Filosofia

Resumo

Michel de Montaigne (1533 – 1592) foi um ilustre filósofo francês do período da Renascença. Portanto, viveu em um mundo em transição, rumando na direção do que convencionalmente passou a ser chamado de Modernidade. O momento histórico no qual está inserida sua biografia caracteriza-se por conflitos e perturbações sociais e políticas, bem como por descoberta de um novo mundo e avanços no conhecimento, reflexo de uma busca por desenraizamento de uma tradição medieval e pela construção de uma nova mentalidade pautada pela autonomia em relação aos ditames escolásticos. Montaigne herdou esse ímpeto e propôs uma filosofia humanista da qual deriva uma proposta educativa. Fizemos o presente artigo com o intuito de colher diretrizes para o ensino de filosofia no Ensino Médio. Inicialmente partimos do estudo do texto Montaigne: filosofia e educação para a vida, do professor Márcio Silveira Lemgruber. Posteriomente, aprofundamos a interpretação com o texto contido nos Ensaios, A educação da criança, reforçado com textos de outros autores como Cambi (1999) e Morandi (2002).

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Biografia do Autor

Joao Batista Andrade Filho, Escola Municipal de Ensino Fundamental professora Adelia Brasil Feijo, Forataleza, Ceará, Brasil

Professor em Fortaleza, Ceará, Brasil

Referências

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999 – (Encyclopaideia).

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MONTAIGNE, Michel. Ensaios. Vol. I. Col.: Os Pensadores. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

MORANDI, Franc. Filosofia da educação. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

Andrade Filho, J. B. (2019). MICHEL DE MONTAIGNE E AS DIRETRIZES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(1), 22–32. https://doi.org/10.5902/2448065737966

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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