O Ensino de Filosofia na Sociedade do Desempenho: implicações tecnológicas neoliberais na escola e a importância das emoções na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789268

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Sociedade do Desempenho, Neoliberalismo, Aprendizagem, Emoções

Resumo

Na contemporaneidade da era digital, sujeitos são solapados pela pandemia tecnológica que emprega em suas vidas novas maneiras de agir e pensar. A sociedade do desempenho é produto desse novo período. Cobranças excessivas e excesso de positividade marcam sujeitos adoecidos com patologias psicossomáticas, tais como ansiedade e depressão. No contexto escolar, tal realidade é exponencial, devido às cobranças sobre discentes, negação de emoções que não seguem a lógica do desempenho e “irrelevância” de disciplinas que questionam esse devir social. A reflexão presente neste artigo pondera o ensino de filosofia como marco emancipatório do fenômeno supracitado e, além disso, possui o objetivo de salientar a importância de considerar as emoções dos alunos como ferramenta auxiliadora da aprendizagem, em contramão ao nexo de um corpo social dominado pelo desempenho. A metodologia guiadora da pesquisa é teórico bibliográfica crítica. O presente estudo divide-se em 3 tópicos que examinam a realidade digital na vida humana, bem como as inferências na realidade escolar e o ensino de filosofia como prática resistente sobre a acriticidade. Como resultado, concluiu-se que, a lógica neoliberal de desempenho tecnológica é um utensílio poderoso na formatação dos sujeitos e na expropriação e exploração de um indivíduo envolto do capitalismo de vigilância e capitalismo da informação. Ambos os fenômenos são oriundos desse meio tomado pela realidade digital e que afetam, diretamente, o ambiente escolar. Contudo, o ensino filosófico, respaldado na importância de ponderar a realidade e as emoções discentes, evoca-se como magistral forma de resistência e perseverança na formação da criticidade.

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Biografia do Autor

Rafael Douglas Sousa de Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Filosofia Social e Política pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Pós-Graduando em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pós- Graduando em Filosofia Ética e Política pela Faculdade Católica do Maranhão - FACMA, Pós- Graduando em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pelo Ministério da Educação - MEC (2023), Formação em Gestão Escolar pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Educação - LabTIME/UFG/MEC (2023).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Andrade, R. D. S. de. (2024). O Ensino de Filosofia na Sociedade do Desempenho: implicações tecnológicas neoliberais na escola e a importância das emoções na aprendizagem. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e20/1–18. https://doi.org/10.5902/2448065789268

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais