Entre a Filosofia e a Tecnologia: reflexões sobre a formação da Consciência Crítica por meio do Currículo Paulista no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789285

Palavras-chave:

Currículo Paulista, Ensino de Filosofia, Tecnologias Digitais, Plataformização, Consciência Crítica

Resumo

O artigo busca refletir sobre a formação da consciência crítica a partir da utilização das tecnologias digitais no ensino de Filosofia nas escolas públicas do estado de São Paulo depois das alterações do Novo Ensino Médio e da implementação do Currículo Paulista no ano de 2020. O objetivo é refletir sobre como o uso dessas tecnologias influenciam a formação da consciência crítica dos estudantes. Utilizando a análise do discurso como metodologia, o estudo está organizado em três partes: a primeira aborda o esvaziamento da Filosofia no Novo Ensino Médio explicitando as reduções na quantidade de aulas ano após ano; a segunda trata da obrigatoriedade dos Materiais Digitais elaborados e ofertados pela Secretaria da Educação do estado de São Paulo; e a última reflete sobre o papel das plataformas digitais BI Educação, Tarefa SP e Prova Paulista no ensino de Filosofia. A conclusão aponta para uma preocupação com o uso excessivo de tecnologias, que têm priorizado o desempenho e a superprodução de resultados em detrimento da formação crítica dos alunos. Embora o Material Digital seja apresentado como um recurso adaptável, o artigo questiona sua aplicabilidade e eficácia no contexto educacional, destacando a sobrecarga de conteúdo e a superficialidade nas aprendizagens propostas. A reflexão crítica, essencial para o ensino de Filosofia, está sendo comprometida pelo modelo atual de uso das tecnologias digitais nas escolas.

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Biografia do Autor

Erica Cristina Frau, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática no PECIM da Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora efetiva de Filosofia da Rede Pública Estadual Paulista, atualmente designada como Coordenadora de Gestão Pedagógica na Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas. Redatora de Filosofia do Currículo Paulista - Etapa Ensino Médio e do material didático Currículo em Ação.

Adaor Marcos de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Formado em 'Filosofia' pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, em 'Letras - Português/Espanhol' e em 'Pedagogia' pelo Centro Universitário de Araras. Possui Pós-Graduação em 'Ética, Valores e Saúde na Escola' e em 'Gestão do Currículo' pela USP - Universidade de São Paulo. Foi Professor Coordenador de Filosofia do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Campinas Leste; Professor Coordenador, Vice-Diretor e Diretor na Escola Prof. Adalberto Prado e Silva (Campinas-SP). Atualmente é Coordenador de Gestão Pedagógica na EE Prof. Aníbal de Freitas (Campinas-SP).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Frau, E. C., & Oliveira, A. M. de. (2024). Entre a Filosofia e a Tecnologia: reflexões sobre a formação da Consciência Crítica por meio do Currículo Paulista no Novo Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e13/1–22. https://doi.org/10.5902/2448065789285

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais