É proibido filosofar no Ensino Médio

Erica Cristina Frau

Resumo


O ensino de filosofia no nível médio pode se dar por diferentes caminhos. O presente artigo tem como objetivo fazer inferências sobre a impossibilidade do filosofar na sala de aula, considerando que existe uma filosofia maior que proíbe o seu desenvolvimento. Segundo Deleuze e Guattari,  filosofar é a arte de criar conceitos, sendo assim, para que o professor de filosofia consiga promover este devir é necessário resistir as normas e regras estabelecidas pelos fluxos das avaliações finais do ensino médio. Esta resistência se dá por meio de um caminho alternativo, onde o filosofar pode impossibilitar o cumprimento das metas que evidenciam as aprendizagens dos conteúdos que são cobrados nos exames vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Essa dicotomia pode evidenciar que é proibido filosofar no ensino médio, pois, mesmo com a  permanência da disciplina na grade curricular garantida pela lei, ao fomentar o filosofar, o professor pode ficar sem tempo para contemplar toda lista de conteúdos, competências e habilidades previstas nos documento oficiais federais e estaduais.


Palavras-chave


Ensino de filosofia; Professor de filosofia; Didática do ensino de filosofia; Metodologia do ensino de filosofia

Texto completo:

PDF

Referências


ASPIS, R. P. L.; GALLO, S. D. O. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Midia e Educação, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 20 jul. 2017.

__________. Decreto 9.099 de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático.

__________. Filosofia no Enem: um estudo analítico dos conteúdos relativos à Filosofia a longo das edições do ENEM entre 1998 e 2011/Ester Pereira Neves de Macedo. Brasília, DF Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015.

__________. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Filosofia. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.

__________. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017.

__________. Matriz de Referência para o ENEM. Disponível em:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf Brasília, DF Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

__________. Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

__________. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Média e tecnológica. 1998.

__________. PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Média e tecnológica. 2002.

CERLETTI, A. A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, Walter Omar. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Trad. Ingrid Muller Xavier. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

__________. O ensino da Filosofia como problema filosófico. Belo

Horizonte: Autêntica, 2009.

DELEUZE, G. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 2. ed. Trad. Bento Prado Jr. Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1992.

GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

GRISOTTO, A. Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia. In: ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v.14, n.1, p.179-198, jan./jun. 2012.

TOMAZETTI, E; MORAES, S. Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer. In: Revista Even. Pedagóg. Número Regular: Formação de Professores e Desafios da Escola Sinop, v. 7, n. 2 (19. ed.), p. 744-758, jun./jul. 2016




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065730171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________