Filosofia no Novo Ensino Médio: BNCC e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065764490Palavras-chave:
Áreas de Conhecimento, BNCC, Ensino Médio, Filosofia, 17 ODSResumo
Este artigo tem como objetivo apontar algumas reflexões sobre as mudanças ocorridas no Novo Ensino Médio, mais especificamente na estrutura do Ensino de Filosofia a partir da homologação da BNCC em 2018, e estabelecer as relações entre os componentes curriculares da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, são apresentados alguns aspectos essenciais da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a integração dessas áreas a partir das escolhas dos estudantes e da flexibilização dessa nova estrutura para o Ensino Médio por meio dos Itinerários Formativos. Por fim, apresentamos algumas reflexões sobre como as especificidades do ensino de Filosofia poderão resistir no Novo Ensino Médio, resgatando a condição humana e a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) para assegurar essa articulação.
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