Filosofia no Novo Ensino Médio: BNCC e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065764490

Palabras clave:

Áreas de Conhecimento, BNCC, Ensino Médio, Filosofia, 17 ODS

Resumen

Este artigo tem como objetivo apontar algumas reflexões sobre as mudanças ocorridas no Novo Ensino Médio, mais especificamente na estrutura do Ensino de Filosofia a partir da homologação da BNCC em 2018, e estabelecer as relações entre os componentes curriculares da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, são apresentados alguns aspectos essenciais da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a integração dessas áreas a partir das escolhas dos estudantes e da flexibilização dessa nova estrutura para o Ensino Médio por meio dos Itinerários Formativos. Por fim, apresentamos algumas reflexões sobre como as especificidades do ensino de Filosofia poderão resistir no Novo Ensino Médio, resgatando a condição humana e a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) para assegurar essa articulação.

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Biografía del autor/a

Erica Cristina Frau, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professora mestra pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Paulo Rogério da Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professor mestre pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Daniel José de Araujo, União dos Cursos Superiores SEB, Ribeirão Preto, SP

Professor mestre pela União dos Cursos Superiores SEB, Ribeirão Preto, SP, Brasil

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Frau, E. C., Silva, P. R. da, & Araujo, D. J. de. (2021). Filosofia no Novo Ensino Médio: BNCC e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e14/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065764490

Número

Sección

Dossiê Ensino de Filosofia, BNCC e Reforma do Ensino Médio