É proibido filosofar no Ensino Médio

Auteurs-es

  • Erica Cristina Frau Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065730171

Mots-clés :

Ensino de filosofia, Professor de filosofia, Didática do ensino de filosofia, Metodologia do ensino de filosofia

Résumé

O ensino de filosofia no nível médio pode se dar por diferentes caminhos. O presente artigo tem como objetivo fazer inferências sobre a impossibilidade do filosofar na sala de aula, considerando que existe uma filosofia maior que proíbe o seu desenvolvimento. Segundo Deleuze e Guattari,  filosofar é a arte de criar conceitos, sendo assim, para que o professor de filosofia consiga promover este devir é necessário resistir as normas e regras estabelecidas pelos fluxos das avaliações finais do ensino médio. Esta resistência se dá por meio de um caminho alternativo, onde o filosofar pode impossibilitar o cumprimento das metas que evidenciam as aprendizagens dos conteúdos que são cobrados nos exames vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Essa dicotomia pode evidenciar que é proibido filosofar no ensino médio, pois, mesmo com a  permanência da disciplina na grade curricular garantida pela lei, ao fomentar o filosofar, o professor pode ficar sem tempo para contemplar toda lista de conteúdos, competências e habilidades previstas nos documento oficiais federais e estaduais.

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Biographie de l'auteur-e

Erica Cristina Frau, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Mestra pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publié-e

2018-08-17

Comment citer

Frau, E. C. (2018). É proibido filosofar no Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(1), 46–55. https://doi.org/10.5902/2448065730171

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Artigos – Demanda contínua

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