Imaginação e possibilidades metodológicas no ensino de filosofia no contexto da bncc
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065766234Palavras-chave:
Imaginação, Ensino de Filosofia, Ensino Médio, BNCC, C. S. Lewis.Resumo
O texto aqui apresentado, em forma de artigo, buscou dar evidência a algumas ideias presentes em um texto mais amplo, oriundo de uma dissertação de mestrado apresentada junto ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, cujo objetivo maior nos fez caminhar na busca de elaboração de metodologias para as aulas de filosofia no Ensino Médio.Tal iniciativa, se deu com a submissão de uma proposta dentro do programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), cuja inspiração teve as obras do escritor irlandês Clive Staples Lewis (1898-1963), a partir das quais foi possível pensar nas alternativas metodológicas para o ensino de Filosofia no contexto das mudanças do ensino médio, que modificou o status da disciplina, suscitando em quem lida direta ou indiretamente com a disciplina, preocupações e questionamentos sobre sua permanência na grade curricular. Ao longo do percurso de aprofundamento da pesquisa, no tocante à nossa categoria de análise, a mesma se revelou bem mais do que supúnhamos, apresentando-se como importante faculdade que, aliada à razão, permite a lucidez do pensamento, o que nos permitiu compreendê-la como ferramenta metodológica para as aulas de filosofia, o que serviu de incentivo, dentre outras ações, para montarmos um curso de formação filosófica de forma a atender as novas exigências escolares de acordo com as referidas mudanças, notadamente no que diz respeito às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Assim, vislumbramos a direção em que a filosofia pode aparecer como disciplina eletiva e, num esforço interpretativo, baseado em textos, notadamente documentos oficiais, procuramos suscitar reflexões e indicar caminhos para possíveis readequações concernentes ao seu ensino na educação básica.
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