Propuesta de currículo para el campo de la ef en la región Xingu, sudoeste de Pará
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546422852Palabras clave:
EF, Práctica Pedagógica, EnseñanzaResumen
Se trata de aporte teórico que favorece la construcción de un currículo que atienda la diversidad cultural de la Región Xingu, Sudoeste de Pará. Propone elementos para la construcción de un currículo que permita resignificar y dar sentido a las prácticas pedagógicas en el campo de la EF Escolar. De carácter cualitativo, utiliza la revisión de literatura sobre la discusión en el concepto de currículo, con énfasis en la teoría crítica de currículo fundamentado en el hibridismo cultural. Concluye indicando elementos para una práctica educativa que atienda la diversidad y pluralidad cultural.
Descargas
Citas
DUSSEL, I. O currículo híbrido: domesticação ou pluralização das diferenças? In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.Série cultura, memória e currículo, v. 2).
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, A. C.;MACEDO, E. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. (Série cultura,
memória e currículo. v. 2).
ES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. In: Currículo sem fronteiras. v.5, n. 2, p. 50-64, Jul/Dez, 2005.
MATOS, M. do C. de; PAIVA, E. V. de. Hibridismo e currículo: ambivalências e possibilidades. In: Currículo sem fronteiras. v. 7, n. 2, p. 185-201. Ju/Dez, 2007.
MOREIRA, E. C; NISTA-PICCOLO, V. L. (org) O quê e como ensinar a Educação Física na Escola. São Paulo: Fontoura, 2009.
SCOTTINI, A. Minidicionário escolar da língua portuguesa. Blumenau, SC: Todolivro, 2009.
SILVA, T. T. da Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3 ed. 6 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física, 2º edição: Cortez, SP,2012.
PDRSX. Plano de desenvolvimento regional e sustentável do Xingu. Decreto n. 7.340 de outubro de 2010. Região de Integração Xingu.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


