Propuesta de currículo para el campo de la ef en la región Xingu, sudoeste de Pará

Autores/as

  • Laine Rocha Moreira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Marta Genú Soares UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546422852

Palabras clave:

EF, Práctica Pedagógica, Enseñanza

Resumen

Se trata de aporte teórico que favorece la construcción de un currículo que atienda la diversidad cultural de la Región Xingu, Sudoeste de Pará. Propone elementos para la construcción de un currículo que permita resignificar y dar sentido a las prácticas pedagógicas en el campo de la EF Escolar. De carácter cualitativo, utiliza la revisión de literatura sobre la discusión en el concepto de currículo, con énfasis en la teoría crítica de currículo fundamentado en el hibridismo cultural. Concluye indicando elementos para una práctica educativa que atienda la diversidad y pluralidad cultural.

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Biografía del autor/a

Laine Rocha Moreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Professora da Universidade do Estado do Pará, mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação, vinculada ao Departamento de Artes Corporais e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Atualmente ministra as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica e Estagio Supervisionado I e II.

Marta Genú Soares, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Pós Doutora pela Université de Montpellier (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Professora da Universidade do Estado do Pará efetivada como Titular, lotada no PPGED/UEPA- Mestrado em Educação, na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e no Curso de Licenciatura em Ed. Física. E líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em Ed. Física e pesquisadora na Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana- RIIMH. Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas em Movimento/GEPEM/UFRN e pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com as áreas de interesse: formação de professor, currículo e prática pedagógica.

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Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Moreira, L. R., & Soares, M. G. (2017). Propuesta de currículo para el campo de la ef en la región Xingu, sudoeste de Pará. Kinesis, 35(1). https://doi.org/10.5902/2316546422852

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