Prática pedagógica e docência: o olhar do professor de educação física no enfrentamento da Covid-19

Autores

  • Rogério Zaim-de-Melo UFMS
  • Deyvid Tenner de Souza Rizzo UFMS
  • Edineia Aparecida Gomes Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546464306

Palavras-chave:

Educação Física, Educação, Pandemia

Resumo

Este artigo apresenta a prática pedagógica da educação física, durante período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, a partir da percepção docente. A pesquisa qualitativa foi realizada com 69 professores de educação física do estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, atuantes na educação básica durante a pandemia. Para construção dos dados foi aplicado um questionário on-line com informações sobre a compreensão da prática pedagógica desses professores. Os dados apontaram experiências positivas com as novas práticas pedagógicas adotadas no período de isolamento, contudo, uma classe de professores aponta que enfrenta dificuldades e não acredita nas adaptações das aulas nessas condições. Considera-se que, à medida que a doença causada pelo novo coronavírus se espalha pelo mundo, e ameaça o sistema econômico e social, gestores e educadores precisam se preparar para ensinar e apoiar os alunos diante de qualquer dificuldade apresentada, dispondo-se a enfrentar os possíveis e significativos impactos de longo prazo na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, C.; MOURA, D. L. Princípios metodológicos para o ensino da educação física escolar: o início de um consenso. Journal of Physical Education, v. 30, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

CALEJON, L. M. C.; BRITO, A. S. Entre a pandemia e o pandemônio: uma reflexão no campo da educação. Revista EDUCAmazônia – Educação Sociedade e Meio Ambiente, v, XXV, n. 2, p. 291-311, jul./dez. 2020.

CARLAN, P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: Estudo de Caso de uma prática pedagógica “inovadora”. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 18, n. 4, p. 55-75, set. 2012.

CASSANI, J. M. et al. “We judge the present by the past”: the crowning of physical education by sports. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 173, p. 266-298, 2019.

CASTRO NETA, A. A. A. C. et al. O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica. Pensar a Prática, v. 23, 2020.

CHEN, N. et al. Epidemiological and clinical characteristics of 99 cases of 2019 novel coronavirus pneumonia in Wuhan, China: a descriptive study. The Lancet, v. 395, p. 507-513, 2020.

FARIAS, H. S. F. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia. Revista Brasileira de Geografia Econômica, v. 17, 2020.

FRANCO, M. A. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FRENK, J.; GÓMEZ-DANTÉS, O. Globalização e saúde: desafios para os sistemas de saúde em um mundo interdependente. [s. l.: s. n.], 2006-2007.

GODOI, M.; BORGES, C. A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 1-21, 2020.

GUEDES, D. P.; BERNARDES, A. G.; YAMAJI, B. H. S. PLOC – Regulações motivacionais para aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 34, n. 1, p. 19-31, 2020.

HANDCOCK, M. S.; GILE, K. J. On the concept of snowball sampling. Sociological Methodology, v.41, n. 1, p. 367-371, ago. 2011.

LIMENA, M. M. C.; RODRIGUES, M. L. Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Liber Livro, 2006.

MENDONÇA, J. R. C. et al. Competências eletrônicas de professores para educação a distância no ensino superior no brasil: discussão e proposição de modelo de análise. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

MILISTETD, M. et al. Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular. Journal of Physical Education, v. 28, n. 1, p. 2849-2849, 16 ago. 2017.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2004.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus (Covid-19). Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 10 maio 2020.

MOTA, A. R.; ROSA, C. T. W. da. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018.

OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. Pro-Posições, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.

PIRES, R. R. C. Os efeitos sobre grupos sociais e territórios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da covid-19: propostas para o aperfeiçoamento da ação pública: nota Técnica. Brasília, DF: IPEA, 2020. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=357. Acesso em: 10 maio 2020.

SANTANA FILHO, M. M. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Rev. Tamoios, v.16 n.1, 2020

SANTOS, W. dos; PAULA, S. C. DE; STIEG, R. Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em Educação Física na América Latina. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 99-116, 2019.

SILVA, M. R. da et al. Bolsonaro e a COVID-19: e daí? “o Brazil tá matando o Brasil”, “do Brasil, SOS ao Brasil”, “chora a nossa pátria, mãe gentil...”. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 1-19, 2020.

SILVA, S. P. da. Educação e Justiça Social na Contemporaneidade: repensando o sentido da docência no âmbito escolar. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 676-700, 2019.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Método de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 68-70, 2011.

WORLD HEALTH ORGANISATION (WHO). Rolling updates on coronavirus disease (COVID-19). 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel- coronavirus 2019/events-as-they-happen. Acesso em: 10 maio 2020.

Downloads

Publicado

28-09-2021

Como Citar

Zaim-de-Melo, R., de Souza Rizzo, D. T., & Gomes Ribeiro, E. A. (2021). Prática pedagógica e docência: o olhar do professor de educação física no enfrentamento da Covid-19. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546464306

Edição

Seção

Artigos originais