A Prática Pedagógica do Atletismo na Educação Física Escolar

Autores

  • Ana Lucia Cardoso UNESC
  • Larissa Rosso Ronsani UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546433453

Palavras-chave:

Tendências Críticas, Prática Pedagógica, Atletismo

Resumo

Este estudo referiu-se ao ensino do atletismo na escola, investigando a prática pedagógica nas propostas críticas da educação física. O objetivo foi compreender como o atletismo pode ser desenvolvido didático pedagogicamente na educação física. Caracterizou-se por um estudo bibliográfico, embasado nas principais proposições críticas da área da educação física, entre elas a crítico superadora, crítico emancipatória e aulas abertas. Concluiu-se que é possível tematizar o atletismo com materiais alternativos, fazendo transformações didáticas pedagógicas e o ensino da técnica nas três propostas críticas deve ser desenvolvido buscando a aprendizagem dos alunos superando a perfeição de movimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Cardoso, UNESC

Professora mestre do curso de educação fisica da Unesc - Universidade do extremo Sul Catarinense

Larissa Rosso Ronsani, UNESC

Licenciada em Educação Física pela Unesc

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Moderna, 1996.

BOURDIEU, Pierri. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge zahar, 1997.

CARDOSO, Carlos Luiz. Concepções de aulas abertas. Didática da educação física 1. Elenor Kunz (Org.) 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2001. p. 121-157.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2009.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: Possibilidades e intervenção na escola. São Paulo: Papirus, 2007.

FONSECA, João José Saraiva da: Metodologia da pesquisa científica. UECE, Fortaleza: 2002. Disponível em : <http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/716/1/Metodologia%20da%20Pesquisa%20Cientifica.pdf >

HILDEBRANDT, Reiner.; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

HILDEBRANDT, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

KUNZ, Elenor; SOUZA, Maristela de. Atletismo. Didática da educação física 1. Elenor Kunz (Org.) 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2001. p. 19 – 54.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2.ed. São Paulo: Editora fontoura, 2012.

MENDES, Diego S. Formação em mídia & Educação Física. UFSC, Florianópolis: Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva, 2008.

NASCIMENTO, Marilândia do. Contribuições da inclusão do atletismo no currículo escolar do ensino fundamental 1. In: Revista de divulgação científica. Ágora. Mafra, v. 17, n. 2, 2010.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

Cardoso, A. L., & Ronsani, L. R. (2018). A Prática Pedagógica do Atletismo na Educação Física Escolar. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546433453

Edição

Seção

Artigos originais