A Prática Pedagógica do Atletismo na Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546433453Palavras-chave:
Tendências Críticas, Prática Pedagógica, AtletismoResumo
Este estudo referiu-se ao ensino do atletismo na escola, investigando a prática pedagógica nas propostas críticas da educação física. O objetivo foi compreender como o atletismo pode ser desenvolvido didático pedagogicamente na educação física. Caracterizou-se por um estudo bibliográfico, embasado nas principais proposições críticas da área da educação física, entre elas a crítico superadora, crítico emancipatória e aulas abertas. Concluiu-se que é possível tematizar o atletismo com materiais alternativos, fazendo transformações didáticas pedagógicas e o ensino da técnica nas três propostas críticas deve ser desenvolvido buscando a aprendizagem dos alunos superando a perfeição de movimentos.Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Moderna, 1996.
BOURDIEU, Pierri. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge zahar, 1997.
CARDOSO, Carlos Luiz. Concepções de aulas abertas. Didática da educação física 1. Elenor Kunz (Org.) 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2001. p. 121-157.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2009.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: Possibilidades e intervenção na escola. São Paulo: Papirus, 2007.
FONSECA, João José Saraiva da: Metodologia da pesquisa científica. UECE, Fortaleza: 2002. Disponível em : <http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/716/1/Metodologia%20da%20Pesquisa%20Cientifica.pdf >
HILDEBRANDT, Reiner.; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.
HILDEBRANDT, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.
KUNZ, Elenor; SOUZA, Maristela de. Atletismo. Didática da educação física 1. Elenor Kunz (Org.) 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2001. p. 19 – 54.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2.ed. São Paulo: Editora fontoura, 2012.
MENDES, Diego S. Formação em mídia & Educação Física. UFSC, Florianópolis: Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva, 2008.
NASCIMENTO, Marilândia do. Contribuições da inclusão do atletismo no currículo escolar do ensino fundamental 1. In: Revista de divulgação científica. Ágora. Mafra, v. 17, n. 2, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.