Uma proposta de currículo para o campo da educação física na região Xingu, sudoeste do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546422852Palavras-chave:
Educação Física, Prática Pedagógica, EnsinoResumo
Trata de aporte teórico que favorece a construção de um currículo que atenda a diversidade cultural da Região Xingu, Sudoeste do Pará. Propõe elementos para a construção de um currículo que permita ressignificar e dar sentido às práticas pedagógicas no campo da Educação Física Escolar. De caráter qualitativo, usa a revisão de literatura sobre a discussão do conceito de currículo, com ênfase na teoria crítica de currículo pautado no hibridismo cultural. Conclui indicando elementos para uma prática educativa que atenda a diversidade e pluralidade cultural.Downloads
Referências
DUSSEL, I. O currículo híbrido: domesticação ou pluralização das diferenças? In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.Série cultura, memória e currículo, v. 2).
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, A. C.;MACEDO, E. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. (Série cultura,
memória e currículo. v. 2).
ES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. In: Currículo sem fronteiras. v.5, n. 2, p. 50-64, Jul/Dez, 2005.
MATOS, M. do C. de; PAIVA, E. V. de. Hibridismo e currículo: ambivalências e possibilidades. In: Currículo sem fronteiras. v. 7, n. 2, p. 185-201. Ju/Dez, 2007.
MOREIRA, E. C; NISTA-PICCOLO, V. L. (org) O quê e como ensinar a Educação Física na Escola. São Paulo: Fontoura, 2009.
SCOTTINI, A. Minidicionário escolar da língua portuguesa. Blumenau, SC: Todolivro, 2009.
SILVA, T. T. da Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3 ed. 6 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física, 2º edição: Cortez, SP,2012.
PDRSX. Plano de desenvolvimento regional e sustentável do Xingu. Decreto n. 7.340 de outubro de 2010. Região de Integração Xingu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.