Uma proposta de currículo para o campo da educação física na região Xingu, sudoeste do Pará

Autores

  • Laine Rocha Moreira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Marta Genú Soares UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546422852

Palavras-chave:

Educação Física, Prática Pedagógica, Ensino

Resumo

Trata de aporte teórico que favorece a construção de um currículo que atenda a diversidade cultural da Região Xingu, Sudoeste do Pará. Propõe elementos para a construção de um currículo que permita ressignificar e dar sentido às práticas pedagógicas no campo da Educação Física Escolar. De caráter qualitativo, usa a revisão de literatura sobre a discussão do conceito de currículo, com ênfase na teoria crítica de currículo pautado no hibridismo cultural. Conclui indicando elementos para uma prática educativa que atenda a diversidade e pluralidade cultural.

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Biografia do Autor

Laine Rocha Moreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Professora da Universidade do Estado do Pará, mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação, vinculada ao Departamento de Artes Corporais e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Atualmente ministra as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica e Estagio Supervisionado I e II.

Marta Genú Soares, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Pós Doutora pela Université de Montpellier (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Professora da Universidade do Estado do Pará efetivada como Titular, lotada no PPGED/UEPA- Mestrado em Educação, na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e no Curso de Licenciatura em Ed. Física. E líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em Ed. Física e pesquisadora na Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana- RIIMH. Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas em Movimento/GEPEM/UFRN e pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com as áreas de interesse: formação de professor, currículo e prática pedagógica.

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Publicado

11-04-2017

Como Citar

Moreira, L. R., & Soares, M. G. (2017). Uma proposta de currículo para o campo da educação física na região Xingu, sudoeste do Pará. Kinesis, 35(1). https://doi.org/10.5902/2316546422852

Edição

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