Caracterização de serviços de Intervenção e Estimulação Precoce ofertados pelas APAES do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X40088

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Estimulação Precoce, infância.

Resumo

A Intervenção Precoce (IP) ou Estimulação Precoce (EP) pode ser entendida como um conjunto de serviços e apoios, que são necessários à promoção do desenvolvimento pleno de crianças com risco identificado ao nascer ou atraso no desenvolvimento, percebido no decorrer dos primeiros anos, visando melhorar a sua qualidade de vida e de seus familiares. Considerando a importância desse serviço, o presente estudo objetivou caracterizar os serviços de IP/EP ofertados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) do estado de São Paulo. Foi elaborado, especialmente para este estudo, um protocolo com questões estruturadas, visando obter dados que permitissem caracterizar o serviço ofertado à comunidade. Os resultados apontaram que EP é a terminologia mais utilizada para denominar os serviços, enquanto na literatura o mais frequente é IP, que foi a utilizada nesse estudo. Os profissionais participantes, responsáveis pelo serviço trabalham com IP/EP há muitos anos, mas nenhum relatou pós-graduação neste campo de atuação. Quanto ao atendimento oferecido, predominou o atendimento de crianças com idade superior a quatro anos, com pequeno número de bebês, mostrando que as crianças chegam muito tarde no serviço. No geral, os programas incluem a participação das crianças semanalmente e seus familiares são atendidos esporadicamente. Há presença de equipe multiprofissional, com atendimento interdisciplinar. Ainda que tenha sido relativamente pequeno o número de instituições ouvidas, espera-se que os resultados obtidos com esse estudo impulsionem outros pesquisadores a dar continuidade às pesquisas nessa área tão relevante para o desenvolvimento integral da criança e qualidade de vida para a família.

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Biografia do Autor

Lurian Dionizio Mendonça, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP

Doutora pela Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, Brasil.

Paula de Marchi Scarpin Hagemann, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP

Doutora pela Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, Brasil.

Liene Regina Rossi, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, Brasil.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP

Professora adjunta da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, Brasil.

Veronica Aparecida Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS

Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Mendonça, L. D., Hagemann, P. de M. S., Rossi, L. R., Rodrigues, O. M. P. R., & Pereira, V. A. (2021). Caracterização de serviços de Intervenção e Estimulação Precoce ofertados pelas APAES do estado de São Paulo. Revista Educação Especial, 34, e3/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X40088

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