Inclusão Educacional no estado do Piauí: um olhar a partir da Teoria Histórico Cultural

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84867

Parole chiave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Teoria Histórico Cultural

Abstract

A produção na área da educação especial Brasil vem sendo ampliada de maneira significativa nas últimas três décadas em virtudes dos avanços nas políticas educacionais e no reconhecimento ao direito a educação das pessoas com deficiência contrastando com os avanços das reformas neoliberais e as políticas privatistas que ameaçam a educação brasileira. Desse modo, o presente estudo se caracteriza como sendo de natureza qualitativa por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica das produções realizadas no estado do Piauí sobre as temáticas da educação especial e inclusiva e que referenciem a Teoria Histórico Cultural, tanto na relação com a Pedagogia Histórico Crítica quanto com relação à Psicologia Histórico Cultural com foco nos estudos da Defectologia de Vigotski como matriz teórica, epistemológica e metodológica. Os resultados indicam que apesar de um número considerável de trabalhos na área estudada fazendo uso dos referenciais Vigotskianos nenhum deles fazem referência aos textos da defectologia que exploram os aspectos do desenvolvimento e da escolarização das pessoas com deficiência de maneira mais específica.

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Biografia autore

Lauro Araújo Mota, Federal University of Piauí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é professor adjunto II na Universidade Federal do Piauí. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano - GEPPEDH - UFPI e membro dos grupos de pesquisa - Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores - PSIEM - GEPEMAI - UNICAMP e Educação Especial - UECE. Membro consultivo das comissões de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-CE, subseção Inhamuns. Coordenador do projeto de extensão: Laboratório de Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano - UFPI. Tem experiência nas áreas de educação e psicologia atuando em Educação Especial, Psicologia da Educação, Psicologia Escolar, Fundamentos da Educação, Psicologia Histórico Cultural e Educação do Campo.

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Pubblicato

2023-12-14

Come citare

Mota, L. A. (2023). Inclusão Educacional no estado do Piauí: um olhar a partir da Teoria Histórico Cultural. Revista Educação Especial, 36(1), e73/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X84867

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto de ameaças, contradições e retrocessos democráticos: críticas e proposições

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