Pessoas com deficiência: percepção sobre acessibilidade em uma universidade pública no estado do Amazonas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70863

Parole chiave:

Acessibilidade, Percepção, Pessoa com Deficiência, Ensino Superior

Abstract

Este estudo objetivou desvendar a percepção da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas – UEA quanto ao acesso para pessoas com deficiência (PcD), identificando as variáveis que influenciam nas condições de acessibilidade às PcDs, e descrever as características de acessibilidade percebidas pela comunidade na UEA. Para realização da pesquisa, foram utilizados os seguintes métodos: como ferramenta para coleta de dados foi aplicado um questionário com questões semiestruturadas numa escala de Classificação Likert; para análise dos dados, a estatística descritiva para caracterizar os respondentes; na segunda etapa, utilizou-se principalmente do Alpha de Cronbach e Regressão Linear Múltipla. Os resultados revelaram que a nota de acessibilidade da UEA é influenciada pela percepção dos respondentes em relação aos recursos humanos e infraestrutura do campus, mas não pelo seu conhecimento e familiaridade com o tema e nem pela satisfação com as ações de promoção da acessibilidade. Além disso, a idade, escolaridade, gênero e o fato de ser uma pessoa com deficiência não afetam a nota de acessibilidade da instituição. Quanto à resposta ao problema da pesquisa, foi possível identificar e analisar que o cumprimento das leis de acessibilidade no momento é parcial, tendo em vista que apenas parte das necessidades já são atendidas, faltando apenas ajustes na estrutura já existente na UEA.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Tania Lucia Viana de Souza, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

Mestra pela Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil.

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Professor doutor da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

Juliana Maria de Araújo, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

Joab Grana Reis, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

Professora doutora da Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil.

Riferimenti bibliografici

ABNT - Associação Brasileira De Normas Técnicas. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.

ALMEIDA JÚNIOR, Claudovil Barroso; FERNANDES, Sueli. Políticas de acessibilidade no ensino superior: desafios institucionais. Estação Científica (UNIFAP), v. 6, n. 3, p. 75-83, 2016.

BALDANZA, Renata Francisco; ABREU, Nelsio Rodrigues; SILVA, Raphael Araujo. Análise das percepções dos colaboradores e gestores sobre os dispositivos de captação de imagem e os impactos no trabalho. Revista Ciências Administrativas, v. 19, n. 1, p. 209-235, 2013.

BANOV, Márcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. Atlas, São Paulo. 56 p, 2009.

BASEI, Andréia Paula; CAVASINI, Grezieli Fátima. A inclusão escolar e as condições de acessibilidade: Um estudo preliminar na região sudoeste do Paraná. Cinergis, v. 16, n. 1, 2015.

CALADO, Giordana Chaves. Acessibilidade no ambiente escolar: Reflexões com base no estudo de duas escolas municipais de Natal-RN. 2006. 166f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro Tecnológico. Natal, 2006.

CASTRO, Sabrina Fernandes de; ALMEIDA, Maria Amelia. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 179-194, 2014.

DANIELS, Lisa; MINOT, Nicholas. An Introduction to Statistics and Data Analysis Using Stata®: From Research Design to Final Report. California: Sage Publications, 2020.

DECHICHI, Claúdia; SILVA, Lázara Cristina da; GOMIDE, Andréa Barbosa. Projeto Incluir: acesso e permanência na UFU. Inclusão Escolar e Educação Especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: EDUFU, p. 333-352, 2008.

FERREIRA, Marco Aurélio Marques; ABRANTES, Luiz Antônio; PEREZ, Ronaldo. Investigação de grupos estratégicos na indústria de laticínios por meio da abordagem multivariada. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 9, p. 152-172, 2008.

GARCIA, Raquel Araújo Bonfim; BACARIN, Ana Paula Siltrão; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 33-40, 2018.

GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. A acessibilidade e a educação: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência. Revista Educação Especial, v. 25, n. 43, p. 217-232, 2012.

HAIR, Joseph F. et al. Análise Multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. 2010.

KOBATA, Cíntia Mendes et al. Pessoas com Deficiência: sua percepção quanto às possibilidades e dificuldades de crescimento de carreira. In: ENGEMA, 2015, Anais... São Paulo. XVII ENGEMA, 2015.

MANZINI, Eduardo José. Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M (Org.). Educação Especial: Diálogo e Pluralidade. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2008. p. 281-289.

MANZINI, Eduardo José. et al. Acessibilidade em Ambiente Universitário: Identificação e Quantificação de Barreiras Arquitetônicas. In: MARQUERZINE, M. C. et al. (Org.). Educação Física, Atividades Motoras e Lúdicas, e Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Especiais. Londrina: Eduel, 2003.

MANZINI, Eduardo José. Inclusão e acessibilidade. Revista da Sobama, v. 10, n. 1, p. 31-36, 2005.

MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo; SILVA, LC da. Um olhar sobre a realidade das pessoas com deficiência no contexto universitário. In: Inclusão Escolar e Educação Especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 119 - 150.

OLIVEIRA, Elaine Teresa Gomes; MANZINI, Eduardo José. Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: O Ponto de Vista do Estudante com Deficiência. In: ALMEIDA, M. A., MENDES, E. G.; HAYASHI, M. C. P. I. Temas em Educação Especial: Múltiplos Olhares. Araraquara: Junqueira&Marin, 2008. p. 220 - 229.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ONU. The Invisibility of Disability: Why disability statistics matter. 2016. Recuperado de http://www.un.org/disabilities/documents/sdgs/infographic_statistics_2016.pdf.

PARREIRA, Adriana Martins. O processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino superior – UCG. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.

PELLEGRINI, C. M. Ingresso, acesso e permanência de alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM - RS. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

PLETSCH, Márcia Denise; DE MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira. Estrutura e funcionamento dos núcleos de acessibilidade e inclusão nas universidades federais da região sudeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. p. 1610-1627, 2017.

PLETSCH, Márcia Denise; DE OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga; COLACIQUE, Rachel Capucho. Apresentação-inclusão digital e acessibilidade: desafios da educação contemporânea. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, p. 13-23, 2020.

PDI. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – UEA. Plano de desenvolvimento institucional e o projeto pedagógico institucional - PDI UEA para o quinquênio de 2017 a 2021. UEA Edições: Manaus, 2017-2021.

PORTARIA N° 697/2019-GR/UEA. Uma Comissão para a Articulação da Política Institucional de Inclusão dos Discentes com Necessidades Educacionais Especiais da UEA. Manaus-AM, 2019.

PORTARIA Nº 0432/2020 - GR/UEA- RESOLVE: I – cria a Comissão de Políticas para a Pessoa Surda, no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus-AM, 2020

RESOLUÇÃO Nº 010/2011. Cria o Programa de Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade do Estado do Amazonas PIAPNE-UEA. Manaus-AM, 2011

RESOLUÇÃO Nº 015/2020 - CONSUNIV - Aprova ad referendum a oferta de cursos de graduação, com as respectivas vagas, turnos e municípios de funcionamento para ingresso na Universidade do Estado do Amazonas, por meio do Concurso Vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado - SIS, 2020, Acesso 2021.

SANTOS, Chrislane Nascimento; GOMES, Almiralva Ferraz. Desafios enfrentados por alunos com deficiência, professores e intérpretes: um estudo na UESB, Câmpus Vitória da Conquista. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 7, n. 15, p. 251-272, 2020.

SASSAKI, Romeu Kazumi et al. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Mídia e deficiência. Brasília: andi/Fundação banco do brasil, p. 160-165, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SIEMS-MARCONDES, Maria Edith Romano. Estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias escolares, acesso e acessibilidade. Inclusão Social, v. 11, n. 1, 2017.

SOUZA, Verônica dos Reis Mariano. Inclusão do Aluno com Deficiência no Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal de Sergipe. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial. 4., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos. 2010, 16p.

TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosco da Mota. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ciência da Informação, v. 31, n. 3, p. 83-91, 2002.

ZILIOTTO, Denise Macedo; BURCHERT, Amanda; CARVALHO, Henrique. Percurso universitário de alunas/os com deficiência em instituição de ensino privada. EccoS–Revista Científica, n. 57, p. 8947, 2021.

Pubblicato

2022-10-25

Come citare

Souza, T. L. V. de, Ferreira, M. A. M., Araújo, J. M. de, & Reis, J. G. (2022). Pessoas com deficiência: percepção sobre acessibilidade em uma universidade pública no estado do Amazonas. Revista Educação Especial, 35, e36/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X70863

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.