Analisando a produção da família de pessoas com deficiência nos discursos das políticas de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X24117Parole chiave:
família de pessoas com deficiência, discursos, políticas de inclusãoAbstract
A análise proposta neste texto busca problematizar a produção da família de pessoas com deficiência como alvo das políticas de inclusão na Contemporaneidade. Tomando como lentes teóricas os estudos pós-estruturalistas em educação e parcelas do pensamento de Michel Foucault, o estudo apresenta dois movimentos, primeiramente procura sinalizar como a família foi produzida como instituição voltada à vigilância da infância na esteira da Modernidade, criando condições para a visualização na atualidade de investimentos que acabam posicionando-a como instrumento para a inclusão de pessoas com deficiência. Para dar conta da compreensão de como vai se produzindo certa aliança entre a família e a inclusão, elegeu-se como materialidade os documentos Educação Inclusiva: a família (BRASIL, 2004) e A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva (BRASIL, 2006). Na discursividade analisada, a aliança entre família e inclusão propõe-se a gerenciar o risco da exclusão social e educacional das pessoas com deficiência.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).