Inclusão de deficientes no mundo do trabalho: uma escolha a monitorar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X18810Palavras-chave:
Inclusão, Deficientes, Mundo do TrabalhoResumo
O estudo tem como foco temático a produção da escolha pela inclusão de deficientes, especificamente, no mundo do trabalho. Assim, propõe-se a compreender como vêm sendo mobilizadas ações específicas para incentivar a busca pessoal por participação, justiça, garantia de direitos e eliminação da exclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade. Para tanto, elencou-se como insumo de análise algumas práticas inclusivas realizadas com um aluno deficiente visual, no âmbito de um curso de licenciatura. A partir da noção conceitual e metodológica “governamentalidade”, de Michel Foucault, a pesquisa mostrou como vai se constituindo uma “rede de captura” dos sujeitos com deficiência, de forma a persuadi-los a realizar a “melhor escolha”, qual seja, a escolha pela inclusão no mundo do trabalho. O estudo possibilitou visualizar o empreendimento num conjunto de micropráticas, de forma a manter uma lista de opções disponíveis, embora todas conduzam ao mesmo objetivo: incentivar o protagonismo do sujeito na busca de sua própria inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).