<b>Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades</b>

Autores

  • Márcia Lise Lunardi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Fernanda de Camargo Machado Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho debate o papel das significações culturais na instituição de normalidades. Nesse sentido, pretende discutir as práticas de significação que cruzam diferentes formas de narração do normal/anormal no campo da educação de surdos, a partir das representações de uma das pesquisadoras – na época, estagiária. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: identidade, alteridade, relações de poder/saber, cultura, normalização. A partir da realização deste trabalho, alerta-se para o risco de imposição de uma outra normalidade produzida pelo redimensionamento dos discursos sobre a surdez. Normalidade esta que pode circular nas representações dos educadores, que também atuam como agentes culturais na produção da subjetividade de seus alunos.

Palavras-chave: Representações Culturais. Alteridade Surda. Normalidade.

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Como Citar

Lunardi, M. L., & Machado, F. de C. (2011). <b>Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades</b>. Revista Educação Especial, (30), 227. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4087

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua