Inclusão na mídia: práticas de engajamento na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X23447Palavras-chave:
Processos de inclusão, Mídia, Engajamento socialResumo
Esse trabalho submete à problematização um aspecto emblemático no tempo presente: a persuasão ao engajamento social na causa inclusiva por meio da mídia. O estudo enreda-se a algumas possibilidades analíticas lançadas pela noção de governamentalidade, cunhada por Michel Foucault, tendo como objetivo entender como os processos de conexão dos sujeitos à verdade da inclusão vem sendo mobilizados, a partir de alguns discursos midiáticos na atualidade. Assim, esse artigo tem como meta problematizar como o engajamento à causa inclusiva produz efeitos de subjetivação a partir dos discursos midiáticos. Como material de análise, foram escolhidos dois artefatos culturais contemporâneos: uma propaganda e um evento que tratam da necessidade da inclusão e da vigilância de todos os cidadãos para que tal processo se efetive no Brasil. Ao final da investigação, foi possível destacar como efeitos de subjetivação, um conjunto de enunciados que capturam os sujeitos em três vértices: o sentido politicamente correto da inclusão, o autoaperfeiçoamento e a noção de parceria ou associação lucrativa com a diversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).