Inclusão na mídia: práticas de engajamento na contemporaneidade

Autores

  • Fernanda de Camargo Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23447

Palavras-chave:

Processos de inclusão, Mídia, Engajamento social

Resumo

Esse trabalho submete à problematização um aspecto emblemático no tempo presente: a persuasão ao engajamento social na causa inclusiva por meio da mídia. O estudo enreda-se a algumas possibilidades analíticas lançadas pela noção de governamentalidade, cunhada por Michel Foucault, tendo como objetivo entender como os processos de conexão dos sujeitos à verdade da inclusão vem sendo mobilizados, a partir de alguns discursos midiáticos na atualidade. Assim, esse artigo tem como meta problematizar como o engajamento à causa inclusiva produz efeitos de subjetivação a partir dos discursos midiáticos. Como material de análise, foram escolhidos dois artefatos culturais contemporâneos: uma propaganda e um evento que tratam da necessidade da inclusão e da vigilância de todos os cidadãos para que tal processo se efetive no Brasil. Ao final da investigação, foi possível destacar como efeitos de subjetivação, um conjunto de enunciados que capturam os sujeitos em três vértices: o sentido politicamente correto da inclusão, o autoaperfeiçoamento e a noção de parceria ou associação lucrativa com a diversidade.

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Biografia do Autor

Fernanda de Camargo Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada e Especialista em Educação Especial, Mestre em Educação e Doutora em Educação (PPGE/UFSM).

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Machado, F. de C. (2017). Inclusão na mídia: práticas de engajamento na contemporaneidade. Revista Educação Especial, 30(58), 351–360. https://doi.org/10.5902/1984686X23447

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua