<b>Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar </b>
Resumo
Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.
Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).