Relação entre o perfil funcional, função motora grossa e habilidade manual dos alunos com paralisia cerebral

Autores

  • Fernanda Matrigani M. Gutierres de Queiroz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Marília.
  • Lígia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Marília.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X16161

Palavras-chave:

Educação Especial, Paralisia Cerebral, Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

A inclusão tem se tornado elemento chave da política educacional. Para atender aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, foi instituído o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para que se possa respaldar o trabalho pedagógico com recursos e ações que possibilitem ao aluno com PC participar junto aos demais e demonstrar seu potencial é relevante estudar a relação entre o perfil funcional, a função motora grossa e as habilidades manuais do aluno com Paralisia Cerebral (PC). O objetivo deste estudo é verificar se há relação entre a funcionalidade no ambiente escolar e o nível de comprometimento de função motora grossa e habilidade manual em alunos com PC. As participantes desta pesquisa foram seis professoras do AEE, que forneceram informações para a avaliação School Function Assessment (SFA), Sistema de Classificação da função motora grossa (GMFCS) e Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS) de dez alunos com Paralisia Cerebral. Verificou-se haver uma correlação forte e positiva entre diversas das variáveis estudadas e correlação forte e negativa entre outras delas. Os achados revelam que há relação entre a funcionalidade no ambiente escolar e o nível de comprometimento de função motora grossa e habilidade manual em alunos com PC.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Matrigani M. Gutierres de Queiroz, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Marília.

Psicóloga e Pedagoga com Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Marília.

Lígia Maria Presumido Braccialli, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Marília.

Fisioterapeuta, Professora Doutora do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Marília.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Queiroz, F. M. M. G. de, & Braccialli, L. M. P. (2016). Relação entre o perfil funcional, função motora grossa e habilidade manual dos alunos com paralisia cerebral. Revista Educação Especial, 1(1), 95–108. https://doi.org/10.5902/1984686X16161

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua