Relação entre o perfil funcional, função motora grossa e habilidade manual dos alunos com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X16161Parole chiave:
Educação Especial, Paralisia Cerebral, Atendimento Educacional Especializado.Abstract
A inclusão tem se tornado elemento chave da política educacional. Para atender aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, foi instituído o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para que se possa respaldar o trabalho pedagógico com recursos e ações que possibilitem ao aluno com PC participar junto aos demais e demonstrar seu potencial é relevante estudar a relação entre o perfil funcional, a função motora grossa e as habilidades manuais do aluno com Paralisia Cerebral (PC). O objetivo deste estudo é verificar se há relação entre a funcionalidade no ambiente escolar e o nível de comprometimento de função motora grossa e habilidade manual em alunos com PC. As participantes desta pesquisa foram seis professoras do AEE, que forneceram informações para a avaliação School Function Assessment (SFA), Sistema de Classificação da função motora grossa (GMFCS) e Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS) de dez alunos com Paralisia Cerebral. Verificou-se haver uma correlação forte e positiva entre diversas das variáveis estudadas e correlação forte e negativa entre outras delas. Os achados revelam que há relação entre a funcionalidade no ambiente escolar e o nível de comprometimento de função motora grossa e habilidade manual em alunos com PC.
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