Realidade virtual como ferramenta para reabilitação: estudo de caso

Mauro Audi, Amanda Lavagnini Barrozo, Bruna de Oliveira Perin, João Batista Bezerra Frota, Ligia Maria Presumido Braccialli

Resumo


As atividades desenvolvidas nas terapias físicas convencionais muitas vezes são repetitivas e produzem a falta de estímulo por parte do participante, os ambientes virtuais pode ser uma poderosa ferramenta terapêutica que proporcione motivação e torne as sessões mais prazerosas. A realidade virtual é um recurso que permite que o indivíduo utilize seus sentidos e os movimentos naturais do corpo durante os jogos virtuais, para assim promover sua interação com um ambiente virtual. O objetivo foi mensurar a satisfação de uso de jogos virtuais durante as sessões de fisioterapia. O estudo foi realizado com um voluntário com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico. Para a intervenção foi utilizado o videogame Xbox Kinect e os jogos escolhidos requisitaram a utilização de várias habilidades corporais, dentre elas o equilíbrio. A intervenção durou um mês e dois dias, sendo que nesse período foram realizados 21 atendimentos, com tempo de terapia aproximado de 25 minutos por atendimento. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com o participante, com roteiro prévio, apreciado por juízes. A análise qualitativa de conteúdo da entrevista revelou prazer e alegria ao realizar as atividades. De acordo com os resultados observados no estudo, concluiu-se que a realidade virtual, como meio terapêutico, foi uma atividade motivadora e possibilitou melhora do equilíbrio corporal do voluntário.


Palavras-chave


realidade virtual, reabilitação, fisioterapia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19806

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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