Realidade virtual como ferramenta para reabilitação: estudo de caso

Autores

  • Mauro Audi Docente da Universidade De Marília UNIMAR – Doutorando em Educação Especial Universidade Estadual Paulista UNESP - Marília
  • Amanda Lavagnini Barrozo Fisioterapeutas Graduada na Universidade de Marília
  • Bruna de Oliveira Perin Fisioterapeuta Graduadas na Universidade de Marília
  • João Batista Bezerra Frota Docente do Instituto Federal do Ceará e doutorando do programa de Pós-graduação em Educação UNESP - Marília
  • Ligia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19806

Palavras-chave:

realidade virtual, reabilitação, fisioterapia

Resumo

As atividades desenvolvidas nas terapias físicas convencionais muitas vezes são repetitivas e produzem a falta de estímulo por parte do participante, os ambientes virtuais pode ser uma poderosa ferramenta terapêutica que proporcione motivação e torne as sessões mais prazerosas. A realidade virtual é um recurso que permite que o indivíduo utilize seus sentidos e os movimentos naturais do corpo durante os jogos virtuais, para assim promover sua interação com um ambiente virtual. O objetivo foi mensurar a satisfação de uso de jogos virtuais durante as sessões de fisioterapia. O estudo foi realizado com um voluntário com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico. Para a intervenção foi utilizado o videogame Xbox Kinect e os jogos escolhidos requisitaram a utilização de várias habilidades corporais, dentre elas o equilíbrio. A intervenção durou um mês e dois dias, sendo que nesse período foram realizados 21 atendimentos, com tempo de terapia aproximado de 25 minutos por atendimento. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com o participante, com roteiro prévio, apreciado por juízes. A análise qualitativa de conteúdo da entrevista revelou prazer e alegria ao realizar as atividades. De acordo com os resultados observados no estudo, concluiu-se que a realidade virtual, como meio terapêutico, foi uma atividade motivadora e possibilitou melhora do equilíbrio corporal do voluntário.

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Publicado

2018-03-11

Como Citar

Audi, M., Barrozo, A. L., Perin, B. de O., Frota, J. B. B., & Braccialli, L. M. P. (2018). Realidade virtual como ferramenta para reabilitação: estudo de caso. Revista Educação Especial, 31(60), 153–166. https://doi.org/10.5902/1984686X19806

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua