Professor auxiliar e a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33028

Palavras-chave:

Educação Especial, Autismo, Inclusão educacional.

Resumo

No Brasil, é direito do aluno com Transtorno do Espectro Autista com comprovadas necessidades, ter a presença de um acompanhante especializado em sala de aula, o professor auxiliar. Contudo, a legislação referente a esse profissional é recente. O presente estudo caracterizou esses profissionais e a percepção destes sobre suas atividades. Foram entrevistados 12 acompanhantes especializados de Foz do Iguaçu, Paraná. Os dados da caracterização foram tabulados e os dados qualitativos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Constatou-se que todos os 12 entrevistados eram do sexo feminino, apenas 03 com pós graduação em educação especial, média de idade de 37 anos e 08 professoras estavam tendo sua primeira experiência na atividade atual. Nos discursos observou-se conhecimentos limitados sobre autismo, pouca articulação com o professor regente, necessidade de capacitações com atividades práticas e um misto de frustrações e realizações pessoais em relação a atuação. A atividade do professor auxiliar ainda está em desenvolvimento, poucos estudos relatam essa atuação e necessita de normativas específicas delimitando seus requisitos profissionais, abrangência e metas educacionais.

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Biografia do Autor

Paulo César Morales Mayer, Docente na Universidade CEUMA, Imperatriz, Maranhão

Psicólogo. Pós Doutor em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente da Universidade CEUMA, Imperatriz, Maranhão, Brasil.

Marta Angélica Iossi Silva, Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutora pela EEPR/USP.

Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP.

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE). Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Enfermeiro. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Docente do Mestrado em Ensino.

Docente do Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Rosane Meire Munhak da Silva, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE). Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE). Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Adriana Zilly, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE). Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá.

Docente do Mestrado em Ensino.

Docente do Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

Mayer, P. C. M., Silva, M. A. I., Silva-Sobrinho, R. A., Silva, R. M. M. da, & Zilly, A. (2019). Professor auxiliar e a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, 32, e74/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X33028

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Artigos – Demanda contínua

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