O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X61898

Palavras-chave:

Criança, Bullying, Desenvolvimento infantil.

Resumo

Identificar evidências científicas sobre as repercussões do bullying na primeira infância. Revisão integrativa da literatura que analisou 13 artigos, das bases de dados PUBMED/MEDLINE, LILACS, CINAHL, Web of Science e PSYCOINFO a partir das palavras-chave criança, bullying e desenvolvimento infantil, no período 2009 a 2019, nos idiomas português e inglês. As informações foram agrupadas nas categorias temáticas: Bullying na primeira infância: aspectos relacionais e contextuais; Cuidados parentais adversos e interações agressivas; Bullying em crianças em circunstâncias específicas. As questões que envolvem o bullying na primeira infância podem ter repercussões ligadas ao processo de estresse tóxico e no desenvolvimento da criança em longo alcance. Deste modo, os cuidadores parentais, educadores e profissionais da saúde devem reconhecer o impacto gerado pelo bullying na primeira infância e, assim, incrementar medidas de proteção e prevenção, que são essenciais tanto em contextos familiares quanto na área da saúde e da educação.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Paulino dos Santos, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Graduanda na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Jennifer Stephanie Marques Hilario, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Rosane Meire Munhak Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR

Professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professora associada na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Débora Falleiros de Mello, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professora titular na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Loreni Dutra; FOFONKA, Luciana; WEISS, Claudia Suéli. Violência, ética, moral e bullying no espaço escolar. Revista Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente. Indaial, v. 5, n. 1, p. 53-62, 2017. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/view/1751/859. Acesso em: 09 jul. 2020.

ANDREWS, Naomi C. Z. et al. With whom and where you play: preschoolers’ social context predicts peer victimization. Social Development. Oxford, v. 23, n. 2, p. 357-75, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4052953. Acesso em: 09 jan. 2020.

BARZILAY, Shira. et al. (2017). Bullying victimization and suicide ideation and behavior among adolescents in Europe: a 10-country study. Journal of Adolescent Health. New York, v. 61, n. 2, p. 179-86, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2017.02.002. Acesso em: 23 dez. 2020.

BELDEN, Andy C.; GAFFREY, Michael S.; LUBY, Joan L. Relational aggression in children with preschool-onset psychiatric disorders. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Baltimore, v. 51, n. 9, p. 889-901, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22917202 Acesso em: 09 jan. 2020.

BEYEA, Suzanne C.; NICOLL, Leslie H. Writing an integrative review. AORN Journal: the office voice of perioperative nursing. [s.i], v. 67, n. 4, p. 877-88, 1998. Disponível em: https://aornjournal.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1016/S0001-2092%2806%2962653-7?sid=nlm%3Apubmed. Acesso em: 26 dez. 2020.

CUERVO, Ángel Alberto Valdés; MARTÍNEZ, Ernesto Alonso Carlos; ACUÑA, Gisela Margarita Torres. Diferencias en la situación socioeconómica, clima y ajuste familiar de estudiantes con reportes de bullying y sin ellos. Psicología desde el Caribe. Barranquílla, v. 29, n. 3, p. 616-31, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/213/21328599004.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

FARIA, Jeana Taize. O papel dos pais no desenvolvimento da resiliência em vítimas de bullying escolar. Cadernos Brasileiro de Saúde Mental. Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69671. Acesso em: 05 ago. 2020.

FARINA, Eleonora; BELACCHI, Carmem. The relationship between emotional competence and hostile/prosocial behavior in Albanian preschoolers: an exploratory study. School Psychology International. Miami, v. 35, n. 5, p. 475-84, 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0143034313511011. Acesso em: 10 jul. 2020.

FLEMING, Lila C.; JACOBSEN, Kathryn H. Bullying among middle-school students in low and middle income countries. Health Promotion International. Oxford, v. 25, n. 1, p. 73-84, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1093/heapro/dap046. Acesso em: 23 dez. 2020.

FREIRE, Alane Novais; AIRES, Januária Silva. A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 55-60, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100006 Acesso em: 30 dez. 2020.

GODLESKI, Stephanie A. et al. Peer victimization and peer rejection during early childhood. Journal of clinical child and adolescent psychology. London, v. 44, n. 3, p. 380-92, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25133659. Acesso em: 09 jan. 2020.

HELGELAND, Anne; LUND, Ingrid. Children's voices on bullying in Kindergarten. Early Childhood Education Journal. [s.i], v. 45, n. 1, p. 133-41, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-016-0784-z. Acesso em: 09 jan. 2020.

IBEZIAKO, Patricia. et al. Bullying victimization in medically hospitalized patients with somatic symptom and related disorders: prevalence and associated factors. Hospital pediatrics. Elk Grove Village, v. 6, n. 5, p. 290-6, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1542 / hpeds.2015-0207 Acesso em: 10 ago. 2020.

JANSEN, Pauline W. et al. Teacher and peer reports of overweight and bullying among young primary school children. Pediatrics. Springfield, v. 134, n. 3, p. 473-80, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25157018. Acesso em: 09 jan. 2020.

KENNEDY-BEHR, Ann; RODGER, Sylvia A.; MICKAN, Sharon. Aggressive interactions during free-play at preschool of children with and without developmental coordination disorder. Research in developmental disabilities. New York, v. 34, n. 9, p. 2831-7, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23796458. Acesso em: 09 jan. 2020.

KNOUS-WESTFALL, Heather M. et al. Parental intimate partner violence, parenting practices, and adolescent peer bullying: a prospective study. Journal of Child and Family Studies. South Carolina, v. 21, p. 754-66, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10826-011-9528-2. Acesso em: 05 jul. 2020.

KONTAK, Julia C. H. et al. The relationship between bullying behaviours in childhood and physician-diagnosed internalizing disorders. Canadian Journal of Public Health. Otawa, v. 110, n. 4, p. 497-505, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17269/s41997-019-00179-3. Acesso em: 10 ago. 2020.

LEE, Seung-há; JU, Hyun-jung. Mothers’ difficulties and expectations for intervention of bullying among young children in South Korea. International Journal of Environmental Research and Public Health. Basel, v. 16, n. 6, p. 924, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.3390/ijerph16060924. Acesso em: 09 jan. 2020.

MARCOLINO, Emanuella de Castro. et al. Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto – Enfermagem. Florianópolis, v. 27, n. 1, e5500016, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n1/0104-0707-tce-27-01-e5500016.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.

MELLO, Flávia C. M. et al. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, pesquisa nacional de saúde do escolar 2015. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 2939-48, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017. Acesso em: 23 dez. 2020.

MENDES, Carla Silva. Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 45, n. 3, p. 581-8, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300005. Acesso em: 10 jul. 2020.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem. Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-64, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018. Acesso em: 09 jan. 2020.

MOHER, David. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Plos Medicine. San Francisco, v. 151, n. 4, p. 264-9, 2009. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135. Acesso em: 07 jul. 2020.

MOORE, Tim. et al. The first thousand days: an evidence paper. Victoria: Centre for Community Child Health, 2017.

NAVARRO, Jose-Blas. et al. Warning signs of preschool victimization using the strengths and difficulties questionnaire: prevalence and individual and family risk factors. Plos One. San Francisco, v. 14, n. 8, p. e0221580, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.1371/journal.pone.0221580. Acesso em: 10 jan. 2020.

NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS. Student reports of bullying: results from the 2015 school crime supplement to the national crime victimization survey. Departament of Education: Washington, 2016.

OKSENDAL, Elise. et al. Peer-victimization of young children with developmental and behavioral difficulties - a population-based study. Journal of Pediatric Psychology. Washington, v. 44, n. 5, p. 589-600, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.1093/jpepsy/jsy112. Acesso em: 10 jan. 2020.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio. et al. Family interactions and the involvement of adolescents in bullying situations from a bioecological perspective. Estudos em Psicologia. Campinas, v. 37, e180094, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e180094. Acesso em: 10 ago. 2020.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio. et al. Revisão sistemática sobre bullying e família: uma análise a partir dos sistemas bioecológicos. Revista de Salud Pública. Bogotá, v. 20, n. 3, p. 396-403, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.15446/rsap.V20n3.47748. Acesso em: 12 ago. 2020.

OLSON, Sheryl. et al. Individual differences in the development of early peer aggression: Integrating contributions of self-regulation, theory of mind, and parenting. Development and Psychopathology. New York, v. 23, n. 1, p. 253-66, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21262052. Acesso em: 09 jan. 2020.

OLWEUS, Dan. School bullying: development and some important challenges. Annual review of clinical psychology. Palo Alto, v. 9, n. 1, p. 751-780, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516. Acesso em: 30 dez. 2020.

RAJENDRAN, Khushmand; KRUSZEWSKI, Edyta; HALPERIN, Jeffrey M. Parenting style influences bullying: A longitudinal study comparing children with and without behavioural problems. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines. New York, v. 57, n. 2, p. 188-95, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4670820. Acesso em: 09 jan. 2020.

SANTOS, Cristiane Flores; LOPES, Fernando José. O bullying na escola em crianças com hemofilia. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 353-60, 2017. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/524/572. Acesso em: 08 jul. 2020.

SCHULTZ Naiane Carvalho Wendt, et al. A compreensão sistêmica do bullying. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 2, p. 247-54, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200008. Acesso em: 30 dez. 2020.

SHETGIRI, Rashmi; LIN, Hua Lin; FLORES, Glenn. Trends in risk and protective factors for child bullying perpetration in the United States. Child Psychiatry and Human Development. New York, v. 44, n. 1, p. 89-104, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22661150. Acesso em: 05 jul. 2020.

SHONKOFF, Jack P. Protecting brains, nor simply stimulating minds. Science. Washington, v. 333, n. 6045, p. 982-3, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21852492. Acesso em: 09 jan. 2020.

SHONKOFF, Jack P.; BOYCE, Thomas; McEWEN, Bruce S. Neuroscience, molecular biology, and the childhood roots of health disparities: building a new framework for health promotion and disease prevention. JAMA. Chicago, v. 301, n. 21, p. 2252-9, 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19491187. Acesso em: 09 jan. 2020.

SHONKOFF, Jack P.; GARNER, Andrew S. The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Pediatrics. Springfield, v. 129, n. 1, e232-46, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22201156. Acesso em: 09 jan. 2020.

SILVA, Anne Heracléia Brito; ARAÚJO, Laiane de Sousa. Bullying: uma expressão da questão social. Serviço Social & Realidade. Franca, v. 24, n. 2, p. 127-42, 2015. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/view/2738/2341. Acesso em: 08 jul. 2020.

SILVA, Fernanda; DASCANIO, Denise; VALLE, Tânia Gracy Martins. O fenômeno bullying: diferenças entre meninos e meninas. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 1, p. 26-46, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7014/pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.

SILVA, Jorge Luiz. et al. Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 71, n. 3, p. 1085-91, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151. Acesso em: 17 ago. 2020.

SILVA, Jorge Luiz. et al. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 7, p. 2329-40, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.16242015 Acesso em: 30 dez. 2020.

SON, Esther; PARISH, Susan L.; PETERSON, Andrew. National prevalence of peer victimization among young children with disabilities in the United States. Children and Youth Services Review. [s.i], v. 34, n. 8, p. 1540-5, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740912001727#aep-keywords-id11. Acesso em: 09 jan. 2020.

THOMAS, Hannah J. et al. Prevalence and correlates of bullying victimization and perpetration in a nationally representative sample of Australian youth. The Australian and New Zealand journal of psychiatry. London, v. 51, n. 9, p. 909-20, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0004867417707819. Acesso em: 17 ago. 2020.

ZEQUINÃO, Marcela Almeida. et al. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 1, p. 181-98, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v42n1/1517-9702-ep-42-1-0181.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

ZYCH, Izabela. et al. Springer briefs in psychology. Protecting children against bullying and its consequences. New York, USA: Springer Science + Business Media, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.1007/978-3-319-53028-4. Acesso em: 23 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Santos, A. O. P. dos, Hilario, J. S. M., Silva, R. M. M., Silva, M. A. I., & Mello, D. F. de. (2021). O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura. Revista Educação Especial, 34, e4/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X61898

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)