O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X61898

Palavras-chave:

Criança, Bullying, Desenvolvimento infantil.

Resumo

Identificar evidências científicas sobre as repercussões do bullying na primeira infância. Revisão integrativa da literatura que analisou 13 artigos, das bases de dados PUBMED/MEDLINE, LILACS, CINAHL, Web of Science e PSYCOINFO a partir das palavras-chave criança, bullying e desenvolvimento infantil, no período 2009 a 2019, nos idiomas português e inglês. As informações foram agrupadas nas categorias temáticas: Bullying na primeira infância: aspectos relacionais e contextuais; Cuidados parentais adversos e interações agressivas; Bullying em crianças em circunstâncias específicas. As questões que envolvem o bullying na primeira infância podem ter repercussões ligadas ao processo de estresse tóxico e no desenvolvimento da criança em longo alcance. Deste modo, os cuidadores parentais, educadores e profissionais da saúde devem reconhecer o impacto gerado pelo bullying na primeira infância e, assim, incrementar medidas de proteção e prevenção, que são essenciais tanto em contextos familiares quanto na área da saúde e da educação.

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Biografia do Autor

Aline Oliveira Paulino dos Santos, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Graduanda na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Jennifer Stephanie Marques Hilario, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Rosane Meire Munhak Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR

Professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professora associada na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Débora Falleiros de Mello, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professora titular na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Santos, A. O. P. dos, Hilario, J. S. M., Silva, R. M. M., Silva, M. A. I., & Mello, D. F. de. (2021). O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura. Revista Educação Especial, 34, e4/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X61898

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Revisão de literatura/Estudo teórico

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