As professoras da sala comum e seus dizeres: Atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais

Autores/as

  • Andréia Heiderscheidt Fuck Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X16093

Palabras clave:

Trabalho docente, Salas de recursos multifuncionais, Atendimento educacional especializado.

Resumen

Este trabalho apresenta os dizeres das professoras da Sala Comum sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Tem como objetivo principal investigar o que as professoras sabem e esperam deste atendimento no contexto escolar. Para a construção dos dados utilizou-se a aplicação de questionários a 144 docentes do 1º ao 5º ano da rede municipal de Joinville, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Franco (2012). Os resultados indicam que as professores da Sala Comum sabem que o AEE nas SRM destina-se aos alunos público-alvo da Educação Especial e tem como um dos objetivos disponibilizar recursos e adaptações, porém, esperam que este possa eliminar as necessidades/dificuldades dos estudantes para desenvolver a aprendizagem. Concluiu-se, que as questões apontadas pelas professoras pesquisadas, mostram-se coerentes com as funções do professor especializado, desde que se entenda que esta é uma responsabilidade que perpassa toda a organização escolar, envolvendo os profissionais inseridos neste processo. Evidenciou-se, ainda a insuficiência de troca/parceria entre as professoras da SRM e da Sala Comum, assim como a necessidade de maiores informações e formações no contexto escolar que tenham como foco o trabalho docente numa perspectiva colaborativa.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréia Heiderscheidt Fuck, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora Especialista em Atendimento Educacional Especializado

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Psicologia da Educação

Publicado

2015-05-11

Cómo citar

Fuck, A. H., & Cordeiro, A. F. M. (2015). As professoras da sala comum e seus dizeres: Atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais. Revista De Educación Especial, 28(52), 393–404. https://doi.org/10.5902/1984686X16093

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.