Materiais do Ministério de Educação do Brasil: das concepções de linguagem às políticas linguísticas para o ensino de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X38402

Palavras-chave:

Política linguística, Educação de surdos, Educação bilíngue.

Resumo

Neste artigo, analisa-se a política linguística do governo federal por meio dos materiais didático-pedagógicos direcionados à formação de professores do ensino de língua para surdos. A questão problema é: qual concepção de ensino de língua predomina como política oficial nesses materiais? O objetivo é descrever, contextualizar e analisar a política linguística proposta nesses materiais, indicando as mudanças que ocorreram, conforme os discursos constitutivos. Trata-se de uma pesquisa centrada na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin e do Círculo, em especial, na concepção de linguagem de Bakhtin (2016) e Volóchinov (2017), no que tange a discussão de política linguística de formação dos professores da educação de surdos entre 1979 e 2010. Os resultados indicam que a primeira política linguística a concepção de língua na educação especial, adotada, entre 1979 e 1995, é baseada na reabilitação da fala e da escrita; a segunda, entre 1997 e 2002, é baseada na gramática de Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais-Libras por meio de sinais, frases e diálogos em contextos; a terceira, entre 2003 e 2010, é baseada na leitura e produção de textos em Língua Portuguesa como L2, tendo a Libras como L1; a Língua Portuguesa escrita e a Língua de Sinais estão correlacionadas no espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), como política de inclusão nas redes públicas de ensino.

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Biografia do Autor

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação Especial, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

Rita de Nazareth Souza Bentes, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- FFLCH-USP, Professora do Departamento de Letras e Literatura-DLLT UEPA.

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Publicado

2019-10-22

Como Citar

Bentes, J. A. de O., & Bentes, R. de N. S. (2019). Materiais do Ministério de Educação do Brasil: das concepções de linguagem às políticas linguísticas para o ensino de surdos. Revista Educação Especial, 32, e92/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X38402

Edição

Seção

Dossiê – Direitos Linguísticos dos Surdos: concepções e práticas inclusivas

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