A percepção do termo zoé no decorrer da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67728

Palavras-chave:

Deficiência, Modelos Teóricos, Educação Especial

Resumo

Este artigo traz para o debate sete modelos teóricos de percepção da zoé, termo grego para designar indivíduos caracterizados como excluídos da sociedade. Os modelos teóricos para essa percepção são: maldição dos deuses, exigência milagrosa, ação demoníaca, tratamento médico, normalização, opressão social e diversidade. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fonte trechos do Velho e do Novo Testamento – na Bíblia cristã –, da legislação brasileira e de livros que tratam do assunto. Os resultados indicam uma evolução nas percepções dos indivíduos caracterizados como zoé, mas, esses modelos não foram capazes de subverter a situação de exclusão social e de valorizá-los enquanto pessoas humanas.

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Biografia do Autor

Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Doutoranda na Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil.

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Professor pós-doutor da Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil.

Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Doutoranda na Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil.

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Publicado

2022-03-30 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Silva, C. F. C. de A. da, Bentes, J. A. de O., & Oliveira, W. M. M. de. (2022). A percepção do termo zoé no decorrer da história. Revista Educação Especial, 35, e13/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X67728 (Original work published 30º de março de 2022)