O desafio da implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva para surdos: o percurso do Instituto Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X49648

Palavras-chave:

Surdo, Inclusão educacional, Formação profissional.

Resumo

Essa pesquisa objetiva fomentar a discussão sobre a implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva no Instituto Federal de Sergipe (IFS), frente aos desafios das pessoas surdas. Foi utilizado como abordagem metodológica o diário de campo, tendo como procedimento a análise de dados através de aplicação de questionários semiestruturados com 92 pessoas, sendo: 12 alunos surdos, 67 professores de alunos surdos de vários cursos e 13 intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os resultados apontam significativas adaptações na metodologia de ensino por parte da maioria dos professores, além da percepção do corpo docente de que a aprendizagem do alunado surdo se dá de forma distinta, necessitando da utilização de recursos visuais para melhor compreensão dos conteúdos ministrados. No entanto, a pesquisa evidenciou que o fato dos alunos surdos matriculados estarem compartilhando o mesmo espaço escolar que os ouvintes não lhes garante acesso efetivo às experiências de aprendizagem. A pesquisa apresenta indícios significativos de que a formação de professores é um aspecto que merece ênfase quando se aborda o tema inclusão, sendo este um quesito indispensável para efetivá-la. Apesar dos avanços na legislação brasileira nas últimas décadas, ainda faltam políticas públicas que favoreçam a formação específica de professores, visando a permanência e êxito dos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Soraya Pacheco de Meneses, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Aracaju, SE

Professora mestra da Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil.

Bruno Galasso, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ

Professor doutor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Meneses, S. P. de, & Galasso, B. (2022). O desafio da implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva para surdos: o percurso do Instituto Federal de Sergipe. Revista Educação Especial, 35, e39/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X49648

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