O desafio da implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva para surdos: o percurso do Instituto Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X49648

Palavras-chave:

Surdo, Inclusão educacional, Formação profissional.

Resumo

Essa pesquisa objetiva fomentar a discussão sobre a implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva no Instituto Federal de Sergipe (IFS), frente aos desafios das pessoas surdas. Foi utilizado como abordagem metodológica o diário de campo, tendo como procedimento a análise de dados através de aplicação de questionários semiestruturados com 92 pessoas, sendo: 12 alunos surdos, 67 professores de alunos surdos de vários cursos e 13 intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os resultados apontam significativas adaptações na metodologia de ensino por parte da maioria dos professores, além da percepção do corpo docente de que a aprendizagem do alunado surdo se dá de forma distinta, necessitando da utilização de recursos visuais para melhor compreensão dos conteúdos ministrados. No entanto, a pesquisa evidenciou que o fato dos alunos surdos matriculados estarem compartilhando o mesmo espaço escolar que os ouvintes não lhes garante acesso efetivo às experiências de aprendizagem. A pesquisa apresenta indícios significativos de que a formação de professores é um aspecto que merece ênfase quando se aborda o tema inclusão, sendo este um quesito indispensável para efetivá-la. Apesar dos avanços na legislação brasileira nas últimas décadas, ainda faltam políticas públicas que favoreçam a formação específica de professores, visando a permanência e êxito dos alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Pacheco de Meneses, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Aracaju, SE

Professora mestra da Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil.

Bruno Galasso, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ

Professor doutor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

BARBY, Ana Aparecida de Oliveira Machado. Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino: o pensar dos futuros professores. 2005. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR.

BOTELHO, P. Educação inclusiva para surdos: desmistificando pressupostos. Sociedade Inclusiva. M.G., 1999. Disponível em: http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/anaispdf/educsurdos.pdf. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

BRASIL, Ministério de Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. Brasília, 2008.

BRASIL. Decreto nº 3956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Ibero americanapara Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência: Guatemala, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Nacionais da Educação Especial, na Educação Básica. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394. Brasília, 1996.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre as necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Constituição República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Ministério de Educação. Decreto 5296/2004, sobre a acessibilidade. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério de Educação. Portaria 30/06/2006, norma complementar 01/2006. Brasília, 2006.

GALASSO, Bruno José Betti et al. Processo de Produção de Materiais Didáticos Bilíngues do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Revista brasileira de educação especial [online]: vol.24, n.1, pp.59-72, 2018.. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000100006. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010.

GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, Rosana. (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, 2006.

MACHADO, Erica Esch, TEIXEIRA, Dirceu Esdras, & GALASSO, Bruno José Betti. . Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(1), 21-36, 2017. Disponível em https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000100003. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

OLIVEIRA, Luciana; LIMA, Ivonaldo. As concepções da surdez na voz dos intérpretes de LIBRAS. Revista Educação Especial, 32, e96/ 1-21, 2019. Disponível em::https://doi.org/10.5902/1984686X38515. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.

PLETSCH, Marcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal De; ORLEANS, Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem. Revista Educação e cultura contemporânea, vol.14, n.35, 2017. Disponível em: DOI10.5935/2238-1279.20170014PDF. Acesso em: 30 de ago. de 2022.SARTORETTO, Maria Lúcia. Inclusão: da concepção à ação. In: MANTOAN, Maria Tereza Égler (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. p. 77-82. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.

SOARES, Carlos Henrique Ramos, & BAPTISTA, Claudio Roberto. Alunos com Surdez no Brasil: Espaços de Escolarização e Produção Acadêmica em Três Diferentes Contextos Regionais. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(spe), 2018. Disponível em https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400007. Acesso em: 30 de ago. de 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Meneses, S. P. de, & Galasso, B. (2022). O desafio da implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva para surdos: o percurso do Instituto Federal de Sergipe. Revista Educação Especial, 35, e39/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X49648

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.