Trabalho pedagógico surdo: responsabilidades didático-pedagógicas na escolarização de estudantes surdas(os) na escola regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91940

Palavras-chave:

Educação dos surdos, Inclusão Educacional, Responsabilidade do Professor

Resumo

Resultado de uma pesquisa de tese de doutorado em Educação, o recorte apresentado neste artigo problematiza as responsabilidades pedagógicas de educadoras surdas e ouvintes na escolarização de estudantes surdas(os) em escolas regulares de João Pessoa – PB. A pesquisa qualitativa ancorou-se no escopo teórico dos Estudos Surdos em articulação com o campo dos Estudos Culturais da Educação e foi desenvolvida com profissionais surdas e ouvintes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro com perguntas abertas que focavam questões relacionadas ao trabalho pedagógico surdo na escola regular. As análises das entrevistas apontaram que as educadoras surdas assumiam as responsabilidades didático-pedagógicas na escolarização de estudantes surdas(os) em sala de aula, mesmo sendo estas oficialmente prerrogativas das professoras ouvintes regentes. Essas funções, portanto, eram delegadas às educadoras surdas pela ausência de ferramentas pedagógicas, didáticas, linguísticas e culturais para trabalhar com as(os) estudantes surdas(os), desnudando a fragilidade curricular da escola para lidar com as diferenças.

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Biografia do Autor

Lucas Romário, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2012), Graduação em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2016), Graduação em Licenciatura em Letras-Libras pelo Centro Universitário ETEP (2022), Especialização em Educação em Direitos Humanos pela UFPB (2016), Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2017), Mestrado (2017) e Doutorado (2020) em Educação pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Libras (Deli), do Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor do livro Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidades. Desenvolve atividades e projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura na área da educação de surdos(as) na perspectiva dos estudos culturais e dos estudos surdos com enfoque em temas como educação bilíngue, cultura surda, pedagogia surda, didática e educação de surdos(as), ensino de Libras e formação de professores(as). Contatos: lucasromario@ufpr.br

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Publicado

2025-07-21

Como Citar

Romário, L. (2025). Trabalho pedagógico surdo: responsabilidades didático-pedagógicas na escolarização de estudantes surdas(os) na escola regular. Revista Educação Especial, 38(1), e49/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X91940

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