A identidade e a subjetividade cultural surda em vistas à inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17102Palavras-chave:
Movimento surdo, Inclusão, Identidade.Resumo
Este artigo tem como foco a análise teórica da constituição da identidade cultural e da subjetividade surda, com o objetivo de promover seu reconhecimento como uma diversidade cultural e de aprimorar o processo de inclusão dos surdos no sistema de ensino e na sociedade. Para tanto, o artigo propõe uma revisão crítica da literatura especializada na temática da identidade e da subjetividade surda, com o intuito de averiguar até que ponto essa literatura é capaz de elucidar as principais características da identidade dos surdos e quais são as questões que perpassam o paradigma da inclusão. Os resultados atestam a necessidade de uma mudança profunda e urgente no processo de inclusão dos surdos, considerando a participação desses sujeitos na construção de um novo modelo de inclusão que, além da língua, atenda também a outras especificidades dessa diversidade, pois os surdos seguem à margem social e não se desenvolvem de acordo com as suas potencialidades. Este artigo conclui que, embora a legislação referente à inclusão tenha avançado, ainda há contradição nas práticas inclusivas, o que acentua a sensação de opressão e exclusão dos surdos, pois estes se sentem pressionados a expressarem a sua identidade de acordo com o padrão da sociedade ouvinte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).