Formação do professor de história no Brasil: embates e dilaceramentos em tempos de desassossego

Autores

  • Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418206

Palavras-chave:

Consciência histórica, aprendizagem histórica, formação de professores

Resumo

Observa-se que, na segunda década do século XXI, ocorre na sociedade brasileira uma ênfase em políticas voltadas para a formação de professores, inclusive professores de História. Essa ênfase não está deslocada de um processo de internacionalização da educação brasileira, onde a centralidade do debate está no binômio educação e desenvolvimento. Nesse debate, a personagem que tem sido mais destacada é o professor. Nesse contexto, o presentetrabalho tem como foco apresentar uma síntese das propostas para a formação do professor de História no Brasil, a partir da leitura de documentos oficiais, oriundos de políticas educacionais historicamente determinadas e  que foram estabelecidos para esse fim. Foram elencados alguns documentos para serem analisados, tendo como pressuposto o debate sobre a separação entre a formação teórica e a formação prática. Assim, aanálise dos documentos teve como referência teórica as questões que envolvem a  relação entre a formação fundamentada na epistemologia da prática e a formação fundamentada na epistemologia da práxis. Resultados dessa análise indicam o esvaziamento da formação teórica, da valorização dos conteúdos específicos, em detrimento de uma formação prática, que não leva em consideração a relevância da função social da educação e a finalidade da História para a formação do cidadão crítico.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná, pesquisadora 1C CNPQ e fundação Araucária. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH - UFPR)

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Schmidt, M. A. M. dos S. (2015). Formação do professor de história no Brasil: embates e dilaceramentos em tempos de desassossego. Educação, 40(3), 517–528. https://doi.org/10.5902/1984644418206

Edição

Seção

Dossiê: Educação Histórica e Ensino de História

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.