Pedagogia intercultural no Paraná: formação para atualidade e bilinguismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484136Parole chiave:
Ensino Superior, Formação de Professores, LicenciaturaAbstract
A pedagogia intercultural trata da formação inicial de professores indígenas, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com curso específico e diferenciado desenvolvido na Terra Indígena Rio das Cobras no Paraná. Nesse sentido, esta pesquisa destaca as políticas públicas de formação superior no Brasil e no Paraná, socializa a experiência de formação de pedagogas/os indígenas na Unicentro e analisa as categorias formação para atualidade e o bilinguismo na formação. Além disso, metologicamente, ampara-se na pesquisa qualitativa e utiliza a análise bibliográfica e documental para produzir os dados. Conclui que houve conquistas legais/jurídicas no Brasil pautadas pelos povos indígenas. Destaca avanços nas pesquisas e no marco teórico da educação indígena. Destaca que a incorporação da formação para atualidade e o bilinguismo na formação de professores indígenas é novo e envolve verdadeiramente a população indígena e suas organizações, os estudantes e a universidade na formação. Mostra aproximações nos conceitos de formação para atualidade produzidos na pedagogia socialista e o bilinguismo indígena gestado nas experiências escolares, pois o contexto de formação inicial de professores exige essa formação na conjuntura contemporânea. Destaca desafios como a formação de formadores de professores; a apropriação minimamente das línguas indígenas pelos formadores; a produção de material didático próprio e específico; a avaliação do papel da oralidade na formação; a formação de mestres e doutores indígenas para incorporá-los no quadro da universidade.
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