Pedagogia intercultural no Paraná: formação para atualidade e bilinguismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484136

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação de Professores, Licenciatura

Resumo

A pedagogia intercultural trata da formação inicial de professores indígenas, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com curso específico e diferenciado desenvolvido na Terra Indígena Rio das Cobras no Paraná. Nesse sentido, esta pesquisa destaca as políticas públicas de formação superior no Brasil e no Paraná, socializa a experiência de formação de pedagogas/os indígenas na Unicentro e analisa as categorias formação para atualidade e o bilinguismo na formação. Além disso, metologicamente, ampara-se na pesquisa qualitativa e utiliza a análise bibliográfica e documental para produzir os dados. Conclui que houve conquistas legais/jurídicas no Brasil pautadas pelos povos indígenas. Destaca avanços nas pesquisas e no marco teórico da educação indígena. Destaca que a incorporação da formação para atualidade e o bilinguismo na formação de professores indígenas é novo e envolve verdadeiramente a população indígena e suas organizações, os estudantes e a universidade na formação. Mostra aproximações nos conceitos de formação para atualidade produzidos na pedagogia socialista e o bilinguismo indígena gestado nas experiências escolares, pois o contexto de formação inicial de professores exige essa formação na conjuntura contemporânea. Destaca desafios como a formação de formadores de professores; a apropriação minimamente das línguas indígenas pelos formadores; a produção de material didático próprio e específico; a avaliação  do papel da oralidade na formação; a formação de mestres e doutores indígenas para incorporá-los no quadro da universidade.

Biografia do Autor

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Líder do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo. 

Vanessa Domingos Toledo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora do Departamento de Pedagogia da Unicentro. Participante do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo.

Danusa Korig Bernardo Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Indígena da etnia Kaingang. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora de Língua Kaingang no Departamento de Pedagogia da Unicentro. Participante do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Gehrke, M., Toledo, V. D., & Fernandes, D. K. B. (2024). Pedagogia intercultural no Paraná: formação para atualidade e bilinguismo. Educação, 49(1), e137/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644484136

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