<b>Formação de infâncias ledoras-escrevedoras: desafios da Escola do Campo</b>

Autores

  • Marcos Gehrke Educador popular do campo, Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Country schools, Schools, Readers, Writers.

Resumo

Este trabalho insere-se no contexto e no debate da Educação do Campo no Brasil desde os movimentos sociais e apresenta uma atividade de pesquisa realizada pelo Curso de Pedagogia da Terra, parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS e o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária – ITERRA, junto às Escolas do Campo sobre as práticas de leitura e escrita desenvolvidas nas mesmas e com elas e sobre elas, estabelece um conjunto de análises sobre a função social da leitura e escrita na perspectiva da formação de sujeitos ledores-escrevedores no contexto do campo. Traz como referência teórica básica: Caldart, Freire, Kaufman e Rodrigues, Kleiman e Soares. Apresenta ainda, nesta perspectiva, a prática de ler, escrever e trocar cartas da Escola Municipal Irmão Cirilo do Assentamento Missões de Francisco Beltrão, Paraná, a qual considerou-se relevante e transgressora no sentido da formação humana pretendida, fechando com os desafios que pedagogos têm e precisam assumir no trato com a leitura e a escrita na Escola do Campo.

Palavras-chave: Educação do campo. Escola. Ledores-escrevedores.

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Como Citar

Gehrke, M. (2009). <b>Formação de infâncias ledoras-escrevedoras: desafios da Escola do Campo</b>. Educação, 34(1), 195–218. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1597

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