A geografia e o novo ensino médio: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644474393Palavras-chave:
Reforma do ensino médio, Lei 13.415/2017, BNCCResumo
Neste trabalho foram apresentados elementos para a discussão sobre o que está sendo pesquisado em relação a disciplina de geografia e o ensino médio, após a reforma de 2017. O ensino de geografia no ensino médio é importante para a formação de um cidadão crítico, consciente de seus direitos e deveres. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura que buscou responder a seguinte pergunta: qual é o estado da arte nas pesquisas que envolvem o ensino de geografia no novo ensino médio? Assim, o objetivo do trabalho foi descrever o estado da arte nas pesquisas sobre o ensino de geografia no ensino médio identificando as áreas, os métodos e metodologias utilizados. Para isso, foram pesquisadas bases indexadoras de periódicos, representativas e bastante utilizadas em outros trabalhos de revisão sistemática. Após serem seguidos todos os passos da metodologia foram selecionados seis artigos, e desses, somente três traziam questionamentos sobre a reforma do ensino médio. Esse tema ainda suscita muito debate e publicações em espaços com maior visibilidade. Sugere-se uma ampliação do trabalho com a incorporação dos acervos de revistas na área de educação e geografia.
Referências
BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola E Construção de Conhecimentos. [S. l.]: Papirus, 1998. (Coleção Magistério--formação e trabalho pedagógico).E-book.
FINK, Arlene. Conducting research literature reviews: From the internet to paper. [S. l.]: Sage publications, 2014.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do discurso. Tradução: Laura Fraga Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2010. v. 1
GIROTTO, Eduardo Donizeti. QUAL RACIOCÍNIO? QUAL GEOGRAFIA? CONSIDERAÇÕES SOBRE O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. GEOgraphia, [s. l.], v. 23, n. 51, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i51.a45460
KITCHENHAM, Barbara A. Systematic Review in Software Engineering: Where We Are and Where We Should Be Going. In: , 2012, New York, NY, USA. Proceedings of the 2nd International Workshop on Evidential Assessment of Software Technologies. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2012. p. 1–2. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2372233.2372235
KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. [s. l.], 2007.
MEC, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. [S. l.: s. n.], 2017.
MOTTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio. POR QUE A URGÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO? MEDIDA PROVISÓRIA No 746/2016 (LEI No 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, [s. l.], v. 38, n. 139, p. 355–372, 2017.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EAD em Foco, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 1–40, 2019.
OLIVEIRA, Ramon de. O ENSINO MÉDIO E A INSERÇÃO JUVENIL NO MERCADO DE TRABALHO. Trabalho, Educação e Saúde, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 79–98, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00116
PAWSON, Ray et al. Realist review-a new method of systematic review designed for complex policy interventions. Journal of health services research & policy, [s. l.], v. 10, n. 1_suppl, p. 21–34, 2005.
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira; KUENZER, Acacia Zeneida; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Metodologias ativas nas aulas de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil. Educação (UFSM), [s. l.], v. 44, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644429807
PETTICREW, Mark; ROBERTS, Helen. Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2008.
POPE, Catherine; MAYS, Nicholas; POPAY, Jennie. Synthesising qualitative and quantitative health evidence: A guide to methods: A guide to methods. [S. l.]: McGraw-Hill Education (UK), 2007.
RIBEIRO, Larissa Oliveira Mesquita; RIBEIRO, Willame De Oliveira. Ciência do espaço sem espaço: disciplina Geografia e reforma do Ensino Médio no Brasil | Science of Space without Space: Geography discipline and High School reform in Brazil. Revista de Educação PUC-Campinas, [s. l.], v. 25, n. 0, p. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4541. Acesso em: 16 mar. 2021.
ROSSI, Marina. Reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado. [S. l.], 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/14/politica/1481746019_681948.html. Acesso em: 8 mar. 2021.
SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; BARROSO, Taíza Nunes de Souza. A importância do estudo da geomorfologia costeira nas aulas de geografia por meio do trabalho de campo. Geosaberes, [s. l.], v. 10, n. 22, p. 14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i22.811
SILVA, Maciel Pereira da. A geografia escolar no contexto da reforma do ensino médio: uma análise para além do lugar. Geosaberes, [s. l.], v. 10, n. 20, p. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.687
SOARES, Marcelo Henrique Viana et al. A interpretação de carta-imagem como proposta para o ensino-aprendizagem de geografia no ensino médio. Geosaberes, [s. l.], v. 9, n. 17, p. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.633
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________