A geografia e o novo ensino médio: uma revisão sistemática da literatura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644474393

Parole chiave:

Reforma do ensino médio, Lei 13.415/2017, BNCC

Abstract

Neste trabalho foram apresentados elementos para a discussão sobre o que está sendo pesquisado em relação a disciplina de geografia e o ensino médio, após a reforma de 2017. O ensino de geografia no ensino médio é importante para a formação de um cidadão crítico, consciente de seus direitos e deveres. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura que buscou responder a seguinte pergunta: qual é o estado da arte nas pesquisas que envolvem o ensino de geografia no novo ensino médio? Assim, o objetivo do trabalho foi descrever o estado da arte nas pesquisas sobre o ensino de geografia no ensino médio identificando as áreas, os métodos e metodologias utilizados. Para isso, foram pesquisadas bases indexadoras de periódicos, representativas e bastante utilizadas em outros trabalhos de revisão sistemática. Após serem seguidos todos os passos da metodologia foram selecionados seis artigos, e desses, somente três traziam questionamentos sobre a reforma do ensino médio. Esse tema ainda suscita muito debate e publicações em espaços com maior visibilidade. Sugere-se uma ampliação do trabalho com a incorporação dos acervos de revistas na área de educação e geografia.

Biografie autore

Simone Ferreira, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora e mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), licenciada em geografia pelo Centro universitário UNINTER, Bacharel em Análises de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), aluna de licenciatura em história do Centro universitário UNINTER.

Mariana Gonçalves, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Letras - Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa. Bolsista CNPq de iniciação científica do projeto Elaboração do capítulo de introdução em projetos de dissertação de programas de pós-graduação profissionais na área de Letras.

Leonardo Camargo, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Letras - Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e respectivas literaturas da Universidade Federal do Pampa. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica.

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Pubblicato

2024-03-25

Come citare

Ferreira, S., Gonçalves, M., & Camargo, L. (2024). A geografia e o novo ensino médio: uma revisão sistemática da literatura. Educação, 49(1), e64/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644474393

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