A reforma “novo” Ensino Médio em Goiás: o curso das trilhas é a limitação da formação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489413

Parole chiave:

Novo Ensino Médio, BNCC, Documento Curricular para Goiás

Abstract

RESUMO

O texto analisa a perspectiva de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC/GO, expressa no Documento Curricular para Goiás – Ensino Médio (DCGO-EM). Tem como objetivo principal compreender o sentido de organização de trabalho pedagógico que se projeta para as escolas de Ensino Médio em Goiás. Entre os anos de 2019 e 2021 a SEDUC/GO elabora novas diretrizes da educação básica, com enfoque especial na reestruturação do Ensino Médio, que passa a organizar-se em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca-se com esse artigo produzido a partir da pesquisa bibliográfica e da Análise de Conteúdo do Documento Curricular para Goiás, apresentar como a contrarreforma “Novo” Ensino Médio é assimilada e qual o sentido de formação que se projeta no texto e no contexto goiano. O percurso analítico do documento objeto da investigação tem as categorias trabalho, trabalho-educação, revolução/restauração como mediações fundamentais da interlocução. A pesquisa evidencia um projeto de Ensino Médio enviesado pelos interesses dos grandes grupos econômicos-empresariais, pela quebra do princípio de formação geral básica, pelo privilégio de componentes curriculares, pela restrição das possibilidades de escolhas e de diálogo, pela afirmação acrítica da ideologia da gestão da qualidade gerencial.

Biografia autore

Alcio Crisostomo Magalhaes, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1999), Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (1998), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG (2010) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é docente em Regime de Tempo de Dedicação Integral à docência e pesquisa (RTIDP) da Universidade Estadual de Goiás, onde ministra as disciplinas Estágio Supervisionado no Ensino Médio e Futebol e Futsal. Ultimamente concentra desenvolver as temáticas Cultura Política, Trabalho-Educação e Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Física escolar

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Pubblicato

2025-05-26

Come citare

Magalhaes, A. C. (2025). A reforma “novo” Ensino Médio em Goiás: o curso das trilhas é a limitação da formação. Educação, 50(1), e75/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644489413