A reforma “novo” Ensino Médio em Goiás: o curso das trilhas é a limitação da formação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489413Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, BNCC, Documento Curricular para GoiásResumo
RESUMO
O texto analisa a perspectiva de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC/GO, expressa no Documento Curricular para Goiás – Ensino Médio (DCGO-EM). Tem como objetivo principal compreender o sentido de organização de trabalho pedagógico que se projeta para as escolas de Ensino Médio em Goiás. Entre os anos de 2019 e 2021 a SEDUC/GO elabora novas diretrizes da educação básica, com enfoque especial na reestruturação do Ensino Médio, que passa a organizar-se em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca-se com esse artigo produzido a partir da pesquisa bibliográfica e da Análise de Conteúdo do Documento Curricular para Goiás, apresentar como a contrarreforma “Novo” Ensino Médio é assimilada e qual o sentido de formação que se projeta no texto e no contexto goiano. O percurso analítico do documento objeto da investigação tem as categorias trabalho, trabalho-educação, revolução/restauração como mediações fundamentais da interlocução. A pesquisa evidencia um projeto de Ensino Médio enviesado pelos interesses dos grandes grupos econômicos-empresariais, pela quebra do princípio de formação geral básica, pelo privilégio de componentes curriculares, pela restrição das possibilidades de escolhas e de diálogo, pela afirmação acrítica da ideologia da gestão da qualidade gerencial.
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