Questa è una versione superata pubblicata il 2022-02-24. Visita la versione più recente.

Performances da cultura contemporâneada cultura contemporânea

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447888

Parole chiave:

Formação cultural, Estética, Hermenêutica.

Abstract

Este artigo tem a intenção de refletir sobre a possibilidade de compreensão dos efeitos das imagens da formação cultural na prática educativa, a fim de construir significações contextualizadas com o mundo da vida. O trabalho oriundo de pesquisa teórico-bibliográfica propõe, por intermédio do diagnóstico da formação cultural, de Adorno, da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e da incorporação dos aportes da estética, da semiótica e da hermenêutica, conferir uma nova moldura à discussão pedagógica, frente a performances da cultura atual. A pragmática da linguagem, ancorada na intersubjetividade da compreensão, pode auxiliar o sujeito a libertar-se das coações metafísicas, do condicionamento mercadológico, da racionalização e a desvendar sentidos, valores e significados que orientam sua ação ética no mundo. Nessa perspectiva, é possível alcançar, por um lado, uma educação orientada para o entendimento comunicativo e compromissada com o uso público da razão; e, por outro, o refinamento do gosto estético do educando sobre a comunicação imagética. Acredita-se, portanto, que a ação educativa, por meio de intervenções contextualizadas com o mundo vivido, abre a possibilidade para a pluralidade, para a alteridade e o reconhecimento do outro, no sentido de promover o respeito às diferenças e ao gosto, considerando a singularidade dos valores advindos do cotidiano.

Biografie autore

Cristiane Ludwig Araújo, Instituto Federal de Farroupilha - Campus São Borja/Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - 2004 (CE/UFSM). Bolsista PIBIC/CNPq 2002-2004. Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2007 (CE/UFSM). Bolsista Demanda Social - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) - 2006-2007. Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2013 (CE/UFSM), Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Bolsista Demanda Social - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) - 2009-2013. Professora Substituta do Departamento de Fundamentos da Educação - 2008-2010 (CE/UFSM). Tutora do Curso de Especialização em Gestão Educacional - 2008 (UAB/EAD). Orientadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional 2009-2015 (UAB/EAD). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja. 

Ana Luiza Ruschel Nunes, Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Graduação: Educação Artística(1976) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP (1997). Pós-Doutorado- Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais-PPGAV/CEART,da Universidade do Estado de Santa Catarina/SC(2016-2017l).Professora da Graduação em Educação Artística; Desenho e Plástica e Artes Visuais -CAL/UFSM(1990-2004), no Curso de Pedagogia e no Curso de Educação Especial -CE(1987-2004) e do Pós - Graduação em Educação da UFSM/Santa Maria/RS(1998-2008). Vice-Diretora do Centro de Educação (1988-2006). Atualmente,professora doutora associado e atua no mestrado e doutorado do Programa de Pós - Graduação em Educação, no Departamento de Artes e no Curso de Artes Visuais, UEPG. Chefe do Departamento de Artes/UEPG/PR (2009-2011). É membro da ANPAP- Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Vice-Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2013 -2014), Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2015-2016); Representante da FAEB no Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA);Coordenadora do Projeto PIBID, Edital 02/2009 e do projeto PIBID 061 (2013) da UEPG/PR. Tem experiência na área de Arte- ênfase em Artes Visuais e Área da Educação, nos seguintes temas: Educação e Artes Visuais; Formação de Professores; Educação, Arte e Inclusão;Pesquisa em:Artes Visuais e poética, Imagem e leitura; Educação, Arte, Tecnologia; Ensino e aprendizagem; Arte na Pedagogia, Experiência estética e Arte; Políticas Públicas e Artes. Autobiografia e história de vida.

Amarildo Luiz Trevisan, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e Pesquisador do CNPq.

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1970.

ADORNO, Theodor. Teoria da semicultura. Educação & Sociedade, ano XVII, p. 388-411, 1996.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BELLONI, Maria Luiza. A formação na sociedade do espetáculo: gênese e atualidade do conceito. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 121-136, jan./abr. 2003.

GADAMER, Hans-Georg. Estética y hermenéutica. Tradução de Antonio Gómez Ramos. Madrid: Tecnos, 1988.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: horizonte em deslocamento. Veritas, Porto Alegre, v. 50, n. 2, p. 343-370, 2004.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002a.

JAMESON, Frederic. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Tradução de Maria Elisa Cevasco e Marcos César de Paulo Soares. Petrópolis: Vozes, 2001.

JAMESON, Frederic. Reificação e utopia na cultura de massas. In: JAMESON, Frederic. (org.). As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995. p. 9-35.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução de Ricardo Correia Barbosa. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.

NÓVOA, Antônio. Relação escola e sociedade: novas respostas para um velho problema. In.: SERBINO, Raquel Volpato (et. al.) (Orgs.). Formação de profesores. São Paulo: UNESP, 1998, p. 19-40.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. Estética e política, memória e esquecimento: novos desafios na era do Mal de Arquivo. Remate de Males, Campinas, v. 29, p. 271-281, 2009.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. Sobre o anarquivamento - um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Revista Poiesis, Niterói, n. 24, p. 35-58, dez. 2014.

SUBIRATS, Eduardo. A cultura como espetáculo. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Nobel, 1989.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Pedagogia das imagens culturais: da formação cultural à formação da opinião pública. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.

Pubblicato

2022-02-24

Versioni

Come citare

Araújo, C. L., Nunes, A. L. R., & Trevisan, A. L. (2022). Performances da cultura contemporâneada cultura contemporânea. Educação, 47(1), e11/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644447888

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 > >>