Formação Docente no Plano Municipal de Educação de Dourados-MS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447392

Parole chiave:

Política educacional, Formação docente, Planejamento educacional.

Abstract

Este artigo decorre de uma investigação mais abrangente que teve como objetivo analisar o tema da Valorização Docente no processo de formulação do Plano Municipal de Educação (PME/2015) do município de Dourados, Mato Grosso do Sul, bem como os embates encontrados pela categoria durante o processo de formulação das metas e estratégias do PME e a posterior aprovação pelo poder executivo. O recorte aqui proposto tem sua ênfase na formação inicial e continuada, considerada como um dos elementos constituintes da valorização docente. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, pautada em estudo qualitativo, o corpus documental foi composto de diversas fontes, como diário oficial, notícias online, informes do sindicato local e da prefeitura municipal, além do diálogo com a produção da área que trata da temática. Constatou-se que, no momento do processo de formulação das metas e estratégias do PME de Dourados, buscou-se uma aproximação com o Plano Nacional de Educação (PNE/2014) que determinava aos municípios e aos estados brasileiros a elaboração de seus respectivos planos decenais de educação. Embora o processo de formulação do PME tenha tramitado de forma democrática e coletiva, com a participação da sociedade civil organizada, sua aprovação se deu de forma autoritária com centenas de alterações efetuadas pelo executivo, e assim o documento foi aprovado pelo legislativo sem diálogo com os representantes envolvidos no processo de formulação do PME. Tais alterações determinadas pelo executivo e referendadas pelo legislativo, sem espaço para o debate, causaram um descontentamento não só para os docentes, mas para a qualidade da educação pública municipal.

Biografie autore

Flávia Paula Nogueira Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Possui Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Participou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) articulado ao Projeto de Pesquisa e Observatório da Educação CAPES/INEP. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) .Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação(GEPGE) da Faculdade de Educação(FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Fábio Perboni, UNiversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestrado em História pela UNESP/Franca (1999), e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar (2011) e em História pela UNESP/Franca (1996). Atuou como docente na Educação básica no Ensino Médio e Fundamental por 14 anos. Atualmente está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao programa de pós graduação da mesma instituição. É coordenador do GT 05 da ANPED / CO - Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Região Centro Oeste. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE - UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF - UEMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE - UNICAMP). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Integral.

Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi chefe da Divisão de Pos-graduação (2007-2008) e pró-reitoria de ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2008-2010), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2011-2013), coordenadora do GT 5 da ANPED Centro-Oeste (2014-2016) e coordenadora da Seção MS da ANPAE (2013-2016). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR - gestão 2020-2022) e do Doutorado Interinstitucional (DINTER UFAC/UFPR - 2018-2021). É editora chefe do Jornal de Políticas Educacionais (JPE-1019-2020) e integrante do Comitê Editorial das Revistas Educação e Fronteiras on line, Laplage em Revista e Interfaces da Educação. Membro de Comitê Avaliador de PIBIC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017-2020) e PIBIC-Master da PUC_PR (2020), membro do Banco de Avaliadores (BASIS/INEP-2018-2020) e membro da comissão de avaliação de recursos de APCN (CAPES-2019). É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas e Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG e do Núcleo de Políticas Educacionais - NUPE/UFPR.

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Pubblicato

2022-06-23

Come citare

Aranda, F. P. N. ., Perboni, F., & Scaff, E. A. da S. . (2022). Formação Docente no Plano Municipal de Educação de Dourados-MS. Educação, 47(1), e51/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644447392

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