Representações e estereótipos da docência na visão de crianças da Educação Infantil de zona rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437134

Palavras-chave:

Educação, Representações, Profissão Docente

Resumo

Este artigo consiste em um recorte de pesquisa de Mestrado que tem como questão-problema: Que características alguém precisa possuir para exercer a docência na visão de crianças com idade de cinco anos? O objetivo consiste em analisar as representações que envolvem quem pode lecionar de acordo com crianças da Educação Infantil do meio rural. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas projetivas e de “Jogo de areia” realizados individualmente com as crianças-participantes. Os resultados revelaram que para ser docente, na visão dessas crianças, é preciso ser mulher, branca, jovem, com cabelos longos e lisos, revelando representações ancoradas em estereótipos de mulher, predominantes no ideário da sociedade brasileira. Concluímos que a reprodução de comportamentos hegemônicos na escola favorece a construção dessas representações das crianças sobre ser docente, fato que pode contribuir com a padronização de gêneros e promover a não aceitação do diferente.

Biografia do Autor

Rosana Lopes Romero, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá, Maringá

Professora doutora na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Romero, R. L., & Calsa, G. C. (2020). Representações e estereótipos da docência na visão de crianças da Educação Infantil de zona rural. Educação, 45(1), e69/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644437134

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