Notas sobre os saberes disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul (1940-1956)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644441338

Palavras-chave:

História da Educação Física, História da Educação, Ensino teórico e prático

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a organização dos saberes disciplinares do Curso Normal, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que este permaneceu em atividade (1940-1956). A narrativa historiográfica, guiada por Certeau (2017) e Chartier (2017), foi sustentada pelos pressupostos teórico-metodológicos dos saberes docentes, especialmente aqueles compreendidos por Desbiens (2005) e Tardif (2014) como saberes disciplinares e saberes curriculares. Este referencial foi articulado com a bibliografia sobre planejamento pedagógico, sobretudo aquela empregada por Libâneo (2012). O processo de análise e enfrentamento dos distintos documentos históricos utilizados pela pesquisa foi orientado pela técnica de análise documental, conforme descrita por Cellard (2012). Os resultados obtidos sustentaram a construção de uma leitura sobre a organização dos saberes disciplinares do Curso Normal de Educação Física da ESEF, os quais foram diferenciados, inicialmente, por suas características de ensino prático e teórico. Intrinsecamente a essas diferenciações, foi possível demarcar características do perfil profissional forjado pelo referido curso. Neste cenário, os(as) professores(as) que frequentaram e concluíram o Curso Normal de Educação Física na ESEF, ao inserirem-se nas escolas primárias, conduziram o ensino de uma Educação Física voltada ao saber fazer, característica esta que permeava a formação profissional da área, durante o período (1940-1957).

Biografia do Autor

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico (ESEFID/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/ESEFID/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atua, principalmente, com os seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais das Práticas Corporais, do Esporte, da Educação Física e do Lazer, Esporte Paralímpico e Adaptado, Educação Física Especial, Educação Física Escolar, Metodologias do ensino da Educação Física, Introdução à Profissão em Educação Física e Formação de professores(as) de Educação Física.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em História pela UFRGS. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Especialização em Técnica Desportiva Voleibol e Especialização em Pesquisa Curricular. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da ESEFID/UFRGS, no período de 1996 a 2000. Assumiu novamente a coordenação do CEME em maio de 2019. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física" (NEHME). Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física e coordenadora do PPGCMH, dentre outros cargos administrativos. Desenvolve atividades com os seguintes temas: história do esporte e da educação física; memória esportiva; estudos socioculturais; esporte para pessoas com deficiência, esporte paraolímpico e esportes para surdos. Foi jogadora de voleibol máster no período de 1996 a 2011. É atleta amadora de corridas de rua e aprendiz de tênis.

Cibele Biehl Bossle, Sistema de ensino gaúcho (SEG)

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS), Doutora e Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH da ESEFID/UFRGS, Especialista em Psicologia do Exercício Físico e do Esporte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Graduada em Educação Física Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Metodista IPA. Atuou como Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Feliz. Possui experiência como orientadora de Estágio na UNIVATES (Lajeado/RS), docente da Disciplina de Ginástica de Academia da UNIVATES e da Disciplina Personal Trainer: campo de atuação e prática profissional da ESEFID/UFRGS. Foi assessora do Centre for Critical Qualitative Health Research - University of Toronto. Possui Habilitação Profissional Plena para o Magistério. Bolsista CAPES no período do doutorado e pós-doutorado. Docente do Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização ?Formação de Docentes para a Educação Profissional? do Sistema de Ensino Gaúcho, ministrando as disciplinas: ?Planejamento Pedagógico e Avaliação do Aprendizado? e ?Metodologia da Pesquisa?. Vice-líder e pesquisadora do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física - DIMEEF, da ESEFID/UFRGS. Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde - POLIFES - da ESEFID/UFRGS. Vinculada às linhas de pesquisa:Formação de Professores e Prática Pedagógica, Políticas de formação em educação física e saúde, Representações Sociais do Movimento Humano.

Vanessa Bellani Lyra, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação, História e Política (2009). Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (2013). Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Pedagogia e Dança, na Universidade de Caxias do Sul. Professora da disciplina Dança e Expressão Corporal, do Programa de Extensão UCSSênior. Tem experiência na área de Educação/ Educação Física estudando principalmente os seguintes temas: História das Práticas Corporais, Dança e Expressão Corporal, Educação e Longevidade. Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Fisica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano, da Universidade de Caxias do Sul.

Referências

BEGOSSI, Tuany Defaveri. A construção dos Saberes Disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do estado do Rio Grande do Sul. 2017. 187. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

BORGES, Cecília. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, Cecília; DESBIENS, Jean-François (Orgs.) Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. São Paulo: Autores Associados, 2005. p.157-190.

BOSSLE, Cibele Biehl. A emergência do “Fazer científico” na formação inicial em Educação Física da ESEF/UFRGS. 2014. 269f. Tese (Doutorado), Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Su, Porto Alegre, 2014.

BRASIL. Decreto n. 1212 de 17 de abril de 1939. Dispões sobre a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, seção 1, p. 49, 17 abr. 1939. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1212-17-abril-1939-349332-norma-pe.html. Acesso em: julho de 2019.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 295-316.

CERTEAU, Michel. A escrita da História. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2ª Ed. 3ª Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

DARIDO, Suraya Cristina. Teoria, Prática e Reflexão na formação profissional em Educação Física. Motriz, v. 1, n. 2, p. 124-128, dez. 1995.

DESBIENS, Jean-François. Mutações dos contextos socioeducativo e socioprofissional e desenvolvimento dos saberes profissionais no ensino da Educação Física. In: BORGES, Cecília; DESBIENS, Jean-François (Orgs.). Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. São Paulo: Autores Associados, 2005. p. 83-110.

FONSECA, Denise Grosso da; MACHADO, Roseli Belmonte. Educação Física: (re)visitando a didática. Porto Alegre: Sulina, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2012.

LYRA, Vanessa Bellani. A Criação da Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul: Formação de professoras(es) para a construção do campo (1940-1970). 2013. 265f. Tese (Doutorado), Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

MAZO, Janice Zarpellon. Memórias da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS): um estudo do período de sua fundação até a federalização (1940-1969). Revista Movimento, Porto Alegre, v.11, n.1, p. 143-167. Jan/abr. 2005a.

MAZO, Janice Zarpellon; PEREIRA, Priscila Goulart (Org). Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ESEF-UFRGS. Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005b. p. 102.

PROGRAMAS DE ENSINO. Escola Superior de Educação Física. 1940.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 811 de 2 de agosto de 1943. Aprova o Regimento Interno do Departamento de Educação Física. Diário Oficial do estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 5 de agosto de 1943.

TARDIF, Maurice Tardif. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2008.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Begossi, T. D., Mazo, J. Z., Bossle, C. B., & Lyra, V. B. (2021). Notas sobre os saberes disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul (1940-1956). Educação, 46(1), e52/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644441338