Jefferson Thadeu Canfield (*23/10/1942 +29/9/2019): uno de los precursores de CEFD/UFSM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464044

Palabras clave:

CEF/UFSM, Educación Física, Historia, Memoria

Resumen

Esta entrevista con el profesor Jefferson Thadeu Canfield fue recopilada por la profesora Janice Zarpellon Mazo, com el objetivo de registrar información para la construcción de su tesis de maestria, en 1993. La narrativa trata sobre la trayectoria académica del professor Jefferson, iniciada em la Escuela de Educación Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, donde completó su formación inicial, de 1963 a 1966. De tal manera, el testimonio aquí presentado a menudo trae recuerdos de las experiencias vividas en esta institución. De hecho, se establecen relaciones y/o comparaciones con el Centro de Educación Física y Deportes (CEFD) de la Universidad Federal de Santa María, donde se incorporó al profesor en 1971, en el segundo concurso público de profesores de la carrera de Licenciatura en Educación Física de esa universidad. Su testimonio registra representaciones surgidas de la fundación de CEF, además de señalar aspectos sobre su entrada com los otros seis maestros pioneiros, que ya se encontraban trabajando en la institución y sobre los desarrollos derivados de las composiciones de CEF.

Biografía del autor/a

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto/Portugal. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Especialização em Voleibol. Especialização em Currículo. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS. Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico da UFRGS. Atuou como Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física. Foi coordenadora do PPGCMH da UFRGS. Desenvolve pesquisas em História do Esporte e da Educação Física; esporte paralímpico; esporte adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e esporte para surdos.

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/ESEFID/UFRGS). Atualmente, atua com os seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais do Esporte e da Educação Física.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico (ESEFID/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/ESEFID/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Filiada à Associação Nacional de História (ANPUH). Filiada à International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES). Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atua, principalmente, com os seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais das Práticas Corporais, do Esporte e da Educação Física, Esporte Paralímpico e Adaptado, Educação Física Especial, Educação Física Escolar, Metodologias do ensino da Educação Física, Introdução à Profissão em Educação Física e Formação de professores(as) de Educação Física.

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Mazo, J. Z., Oliveira, R. V. de, & Begossi, T. D. (2022). Jefferson Thadeu Canfield (*23/10/1942 +29/9/2019): uno de los precursores de CEFD/UFSM . Educación, 47(1), e74/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644464044