Escritos de Comunidades Novas Católicas e as religiões de matrizes africanas em sala de aula: violências religiosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435142

Palavras-chave:

Educação, Lei 10.639/03, Comunidades Novas.

Resumo

Este trabalho versa sobre questões religiosas no campo educacional, considerando que, sendo o Brasil aberto à pluralidade religiosa em sua constituição, comumente traz problemáticas quanto ao pertencimento dos alunos na confissão de suas crenças, ou mesmo na aceitação do outro, se esta crença for diferente do que seja considerado como padrão. Isto fica mais evidente se tomarmos por base as religiões de matrizes africanas - a saber, para esta pesquisa, a Umbanda e o Candomblé - ficando estabelecido um cenário de rejeição pelo estereótipo criado, em âmbito social, a partir de alguns segmentos religiosos, sendo nosso objeto de análise um movimento cristão, católico, advindo do seio do pentecostalismo carismático católico: as Comunidades Novas. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, onde foram analisadas fontes escritas das Comunidades Católicas Shalom e Canção Nova, as duas sendo referência neste ambiente católico, em contraste com as orientações dos documentos gerados a partir da lei 10.639/03, sobre valorização da cultura afro-brasileira na educação. Os escritos que partem destas comunidades católicas citadas provocam um olhar de preconceito e discriminação em relação às crenças de matrizes africanas enfocadas neste estudo. Entendemos que se faz necessário um aprofundamento maior por parte dos professores nas causas que envolvem a Lei nº 10.639/2003, para se tornarem agentes no cumprimento da legislação, em favor de ações afirmativas multiculturais, abertas ao diálogo inter-religioso, em que a comunidade escolar é a maior beneficiada nesse processo.

Biografia do Autor

Adriano Ferreira de Paulo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

Doutorando em Educação

Joselina da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Curso de Licenciatura em Educação
do Campo. Seropédica, Rio de janeiro, Brasil.

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Paulo, A. F. de, & Silva, J. da. (2019). Escritos de Comunidades Novas Católicas e as religiões de matrizes africanas em sala de aula: violências religiosas. Educação, 44, e84/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644435142

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